Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 18 de setembro de 2019 09h08


BOLSAS CIENTÍFICAS

Deputado Thiago participa de lançamento de bolsas estudantis para universidades de Mato Grosso

Serão ofertadas 500 bolsas de iniciação científica (graduação) e outras 100 bolsas para estudantes do ensino médio.

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Governador Mauro e deputado Thiago em evento das universidades

Foto: Dnei Matos / Assessoria de Gabinete

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Thiago Silva (MDB), participou na tarde desta terça-feira (17) do lançamento de 600 bolsas de estudo para as universidades públicas - Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O evento ocorreu no salão nobre Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Por meio de cooperação técnica realizada entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e as universidades públicas, serão disponibilizadas 500 bolsas de iniciação científica (graduação) e outras 100 bolsas para estudantes do ensino médio.

As bolsas científicas terão inicialmente a duração de 12 meses e irão custar ao governo de Mato Grosso o investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. “Iremos avaliar o resultado desses 12 meses, pois sabemos que o dinheiro público deve ser bem investido e tem que ter o retorno para a sociedade. Devemos estabelecer uma metodologia de trabalho para aferir os resultados alcançados”, comentou o governador Mauro Mendes.

Segundo o deputado Thiago, essa é mais uma vitória que irá fortalecer a educação pública de Mato Grosso. “Sempre defendi o fortalecimento e implantação das universidades públicas no estado e vejo que o governo está buscando estruturar a educação com essas bolsas, que formarão cientistas que atuarão no nosso mercado de trabalho. Seguiremos apoiando as boas iniciativas que favorecem oportunidades aos jovens mato-grossenses”, disse o parlamentar.

O presidente da Fapemat, professor Adriano Silva, elogiou a iniciativa do governo e promete empenho neste trabalho para a educação. “Enquanto estão ocorrendo cortes na educação em nível federal, Mato Grosso hoje é um exemplo para o país por investir nos estudantes”.

Participaram do evento, professores, reitores e representantes da Unemat, UFMT, IFMT, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e o secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia, Stephano Carmo.


Gabinete do deputado Thiago Silva