Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 17 de agosto de 2004 18h16


O DEPUTADO MAURO SAVI (PPS) COMEMOROU O ENVIO à ASSEMBLéIA LEGISLATIVA DO PROJETO DE AUTORIA DO EXECUTIVO QUE CRIA A COORDENAçãO ESTADUAL DAS CENTRAIS DE ABASTECIMENTO E COMERCIALIZAçãO DE MATO GROSSO (CEASA). O ASSUNTO FOI OBJETO DE UMA INDICAçãO DO PARLAMENTAR EM FEVEREIRO DESSE ANO.

Deputados analisam proposta de Ceasa em MT

Deputado acredita que medida será importante principalmente para o pequeno produtor

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE IMPRENSA



O deputado Mauro Savi (PPS) comemorou o envio à Assembléia Legislativa do projeto de autoria do Executivo, que cria a Coordenação Estadual das Centrais de Abastecimento e Comercialização de Mato Grosso (Ceasa). O assunto foi objeto de uma indicação do parlamentar em fevereiro deste ano. "Esta é de fato uma medida governamental para gerar emprego e renda. A implantação da primeira unidade da Central de Abastecimento em Mato Grosso ocorrerá em Cuiabá e estima-se que o pleno funcionamento da Ceasa será capaz de gerar cerca de 600 empregos diretos e 3,5 mil indiretos", avaliou Savi. Para os parlamentarres, a medida é muito importante porque pode acabar com o atravessador, valorizando o trabalho daqueles que realmente produzem.

Com ela, ganham os produtores que venderão seus produtos com maior poder de competitividade e o consumidor que terá produtos mais baratos, sem os encargos do atravessador”, elogiou também o deputado Hermínio Barreto (PL), ao comentar a decisão do governo em criar a Ceasa.

Na opinião do parlamentar “com certeza a Ceasa vai ajudar principalmente ao pequeno produtor que poderá colocar à disposição da população consumidora os seus produtos de forma mais acessível e vai contribuir com o estado que terá maior competitividade no mercado regional e que dará um salto importante para a comercialização de forma moderna”.

O deputado João Malheiros (PPS), disse que a proposta do governador Blairo Maggi (também PPS) responde a uma antiga reivindicação do setor. Ele acredita que a mensagem será aprovada com facilidade e para tentar garantir sua aprovação fará articulações conjuntas com o líder do governo, deputado René Barbour.

“Vamos dialogar com os demais deputados e com certeza eles serão sensíveis porque se trata de antiga reivindicação da população”, ratificou.

De acordo com a mensagem 76/04 a Ceasa funcionará no âmbito da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural SEDER, com a finalidade de coordenar o funcionamento de Centrais de Abastecimento a serem implantadas visando fomentar a produção agropecuária, organizar o abastecimento, a comercialização e distribuição de alimentos.

Para esse fomento, ela adotará uma política que leve em conta, preços, custos de produção, comercialização, armazenagem e estoques reguladores, sempre incentivando principalmente a produção de alimentos de consumo interno.

De acordo com o governo, a Ceasa caberá a criação de estruturas mais eficientes de comercialização e distribuição de produtos agrícolas e agroindustriais; modernizando o sistema de abastecimento de gêneros alimentícios; incentivando a agricultura familiar e proporcionando a redução dos custos com a alimentação para a população mato-grossense.

Caberá ao Executivo, através de Decreto, delimitar as áreas onde serão implantadas as suas unidades.

Mais Informações
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2597-9982-0261-9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com