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Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 17 de outubro de 2003 10h03


Deputados cobram mais atuação da Sedtur

No dia quatro de novembro a Sedtur vai divulgar todo planejamento que será implantado em Mato Grosso

JOSÉ LUÍS LARANJA / SECRETARIA DE IMPRE



O potencial turístico em Mato Grosso é um dos maiores do País. No entanto, toda essa beleza se perde pela má divulgação e pela falta de investimentos em infra-estrutura. Mas, para melhorar esse índice caótico e dar uma reviravolta geral na situação, o Governo do Estado encaminhou a Mensagem 39/03 à Assembléia Legislativa criando dez novos cargos para a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo (Sedtur). Atualmente a Secretaria conta com dezoito cargos.

Paralelo a situação, recentemente, os empresários do ramo de hotelaria estiveram reunidos com o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), para apresentarem um plano de investimento no turismo em todo o Estado. A proposta busca a construção de um hotel de rede nacional. A intenção é encontrar uma saída rápida para divulgar melhor o potencial turístico. De acordo com os empresários, serão investidos aproximadamente R$ 12 milhões no empreendimento, que abrirá um novo panorama no setor de hotelaria e imobiliária em Mato Grosso. A iniciativa vai gerar pelo menos 50 empregos diretos e aproximadamente 150 indiretos, na operacionalização do hotel.

O presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado Sérgio Ricardo (PPS), entende que uma parceria com a iniciativa privada seria uma das saídas para melhorar o turismo no Estado.

“Temos que proteger, intensificar e colaborar com o turismo. Nosso potencial é formidável, mas está sendo pouco explorado e divulgado pelo Governo do Estado. Precisamos modernizar e procurar novas alternativas para colocar o turismo mato-grossense dentro do contexto nacional. É preciso que haja uma política mais séria para mostrar aos turistas brasileiros e estrangeiros todo o potencial turístico que o Estado possui”, avaliou Sérgio Ricardo.

Estima-se que cerca de 40%% da população mato-grossense dê preferência no final deste ano ao turismo caseiro como destino. Não é difícil descobrir o por que: é preciso ter conta quente ou sangue-frio para encarar a instabilidade da moeda nacional, ainda mais em temporada de reformas políticas fundamentais.

A secretária adjunta da Sedtur, Jackeyline Reis Mapurunga, adianta que o Governo do Estado vem desenvolvendo uma política de planejamento estratégico com uma organização voltada direta para o turismo estadual. Segundo ela, há vários meses a secretaria vem intensificando esse trabalho para colocar Mato Grosso entre os principais estados brasileiros no setor de turismo do País.

“Toda essa programação estará sendo implantada no próximo ano. Mas, o lançamento está marcado para o próximo dia quatro de novembro no Centro de Eventos do Pantanal. Temos que organizar os principais setores de potencial turístico em Mato Grosso. Para isso, vamos treinar todo pessoal que trabalha diretamente nestas áreas”, planeja Jackeyline Mapurunga.

Na Sala do Turista, localizada na Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, existem à disposição dos turistas questionários de avaliações dos principais pontos turísticos do Estado. Os estrangeiros procuram principalmente o Pantanal e depois a Chapada dos Guimarães. Já os turistas brasileiros vêm principalmente por causa da beleza de Chapada.

“Mato Grosso tem ampla diversidade de paisagens naturais, como o cerrado, a floresta amazônica e o pantanal. Um paraíso para espécies raras de animais e aves, com cachoeiras, corredeiras, praias fluviais e rios piscosos a espera dos ecoturistas”, disse o deputado Carlos Carlão Nascimento (PSDB).

O parlamentar cita ainda como exemplo a falta de visão dos governos que não investiram nessa área. “Temos lugares belos, mas falta divulgação e infra-estrutura adequada para recebermos os turistas. O governo precisa dar prioridade a indústria do turismo com condições favoráveis”, explicou o deputado.

Conforme levantamento feito pela Secretaria de Turismo, o perfil sócio econômico do turista que visita Mato Grosso está associado a um elevado nível de escolaridade; com idade média entre 27 e 50 anos de idade e com uma renda média anual de US$ 6 mil.

O turismo receptivo em Mato Grosso gerou R$ 63,9 milhões de saldo positivo no período de abril a dezembro do ano passado. Esse valor agrega R$ 25,59 à renda per capita dos residentes nesse Estado.

Para melhorar toda a infra-estrutura turística de Mato Grosso o Governo pretende iniciar um trabalho de base, investindo num dos principais problemas na oferta de serviços turísticos no Mato Grosso, que foram apontados pelos turistas: como limpeza urbana - 39,36%; no serviço de ônibus coletivo - 36,91%; na infra-estrutura do aeroporto - 29,78%; na sinalização turística - 19,22%; na segurança pública - 17,97%; na poluição ambiental - 22,27% e na saúde pública - 18,76%.

“Melhorando toda infra-estrutura e apostando em qualidade total, o turismo vai proporcionar mais renda e emprego para o Estado”, definiu Carlão Nascimento.

Ainda distante de ser considerado um Estado promissor na divulgação do seu turismo, Mato Grosso necessita implantar um sistema de informação e sinalização turística. Também requer realizar um estudo qualitativo sobre a imagem de Cuiabá, com cursos de capacitação para a mão-de-obra e realização de oficinas sobre a qualidade na prestação dos serviços turísticos.

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