Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 6 de abril de 2005 20h31


DEPUTADOS FEDERAIS INTEGRANTES DA COMISSãO EXTERNA DE ANáLISE A MORTES DE INDíGENAS NOS ESTADOS DO MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL ESTIVERAM VISITANDO A ALDEIA DE SãO FELIPE (MT), ONDE MORAM CERCA DE CEM íNDIOS DA ETNIA XAVANTE. OS DEPUTADOS GERALDO RESENDE (PPS-MS)- PRESIDENTE DA COMISSãO E OS MEMBROS THELMA DE OLIVEIRA (PSDB-MT), TETé BEZERRA (PMDB-MT), FERNANDO GABEIRA (PV-RJ) E TAíS BARBOSA (PMDB) REPRESENTARAM O PARLAMENTO FEDERAL NUMA VISITA QUE RESULTARá NUM RELATóRIO NACIONAL SOBRE A REAL SITUAçãO DOS íNDIOS QUE RESIDEM EM RESERVAS NOS DOIS ESTADOS ENVOLVIDOS NO MAPEAMENTO...

Deputados constatam maus tratos a Índios de MT

A Aldeia faz parte da ‘Reserva dos Parabubure’, localizada no município de Campinápolis, região Leste do estado

FERNANDA BORGES / SECRETARIA DE IMPRENSA



Deputados federais integrantes da Comissão Externa de Análise a mortes de indígenas nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estiveram visitando a Aldeia de São Felipe (MT), onde moram cerca de cem índios da etnia Xavante.

Os deputados Geraldo Rezende (PPS-MS)- presidente da Comissão e os membros Thelma de Oliveira (PSDB-MT), Teté Bezerra (PMDB-MT), Fernando Gabeira (PV-RJ) e Taís Barbosa (PMDB) representaram o parlamento federal numa visita que resultará num relatório nacional sobre a real situação dos índios que residem em reservas nos dois estados envolvidos no mapeamento.

“A proposta é detectar como o índio esta vivendo realmente. O que ele precisa, o que ele espera e como ele esta sendo cuidado”, explicou Rezende.

A Aldeia faz parte da ‘Reserva dos Parabubure’, localizada no município de Campinápolis, região Leste do estado. Os deputados Humberto Bosaipo (PFL) e Vera Araújo (PT) acompanharam todo trabalho da comissão e ratificaram a precariedade na sobrevivência dos nativos.

“Um dos maiores anseios dos índios é ter energia elétrica na Aldeia. Eles podem contar com o meu compromisso de trazer luz para o local”, garantiu Bosaipo.

Juntos, os integrantes da comitiva constataram ‘in loco’ a situação de sobrevivência dos habitantes da Aldeia, que neste ultimo mês, ganhou repercussão nacional com a morte de crianças índigenas por desnutrição.

A deputada Vera Araújo explicou que a questão da saúde indígena é bastante delicada. Ela aponta como principal fator, a falta de infra-estrutura local para atender a demanda. “É preciso dar condições para que os indios sobrevivam. Ter um médico à disposição e o posto de saúde com equipamentos basicos é fundamental”, disse Verinha.

Os parlamentares anotaram todas reivindicações que incluem além de medicamentos, ocas de alvenaria, rede elétrica, saneamento, água tratada e alimentos especialmente para as crianças. Na ocasião, o índio representante da reserva na Câmara Município de Campinápolis, vereador Pedrinho, disse que a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), não está habilitada para atender as necessidades básicas da população indígena.

“Quando a Funai cuidava da Aldeia não havia morte. Foi com a Funasa que a reserva conheceu a fome e a miséria”, disse em tom de desabafo o vereador.

Mais Informações
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553-2597-9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com