Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 22 de setembro de 2004 17h24


Deputados discutem eleições municipais

Deputada Verinha Araújo, do PT, defendeu a existência hoje de dois projetos para o país e que os municípios não podem ficar desconectados de um deles

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



As eleições municipais polarizaram os debates na última quarta-feira (22) na Assembléia Legislativa. A deputada Verinha Araújo, do PT, defendeu a existência hoje de dois projetos para o país e que os municípios não podem ficar desconectados de um deles. Para ela, um destes projetos é o que representa o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que já teria sido derrotado nas urnas através do desempenho de José Serra e Antero Paes de Barros na eleição anterior. O outro, representaria as propostas de desenvolvimento do governo Lula, através do candidato Alexandre César (PT).

Verinha disse que, após um momento inicial, em que a população viu com algum pessimismo as ações do governo Lula, atualmente a maioria já percebe que o país está em crescimento. “Antes, a situação da taxa Selic, por exemplo, era motivo de apostas”, disse. “Hoje, a situação da taxa é bem mais previsível, em função da estabilidade do país”, defendeu. Ela exemplificou o sucesso das políticas macro de Lula apontando estatísticas de crescimento do emprego em Mato Grosso. No Estado, já foram criados 35 mil empregos, sendo 19 mil em Cuiabá.

A deputada Verinha, em aparte ao deputado Eliene Lima (PSB), que defendia a candidatura de Wilson Santos (PSDB), citou dados de uma pesquisa que aponta o candidato Alexandre César em segundo lugar em Cuiabá. A pesquisa, feita de 16 a 18 de setembro, pelo Instituto Kepeler, de Porto Alegre, mostra Wilson Santos com 31,7% Alexandre César com 25,9% e Sérgio Ricardo com 19,8%. Eliene tentou desqualificar a pesquisa alegando conhecer institutos como o Ibope e Vox Populi, mas não o Kepeler. Este instituto, em 1998, por exemplo, acertou a vitória de Olívio Dutra para o governo do Rio Grande do Sul, sendo que o Ibope e Vox Populi apontavam a vitória de Antônio Brito (PMDB).

Também se posicionaram sobre o tema os deputados Carlos Carlão Nascimento (PSDB) e o deputado Carlos Brito (sem partido). Carlão defendeu a candidatura de seu partido em Cuiabá e Brito afirmou que políticos e autoridades não conseguem transferir votos e que a escolha do candidato cabe somente aos eleitores. Para Verinha, o eleitor deverá fazer sua escolha em cima do perfil de honestidade e competência dos candidatos.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-2545


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com