Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 30 de setembro de 2004 11h36


ASSEMBLéIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO ELEGEU HOJE (30) A NOVA MESA DIRETORA DA CASA DO BIêNIO 2005/06. FORMADA PELOS DEPUTADOS SILVAL BARBOSA (PMDB), NA PRESIDêNCIA; ZECA D’ÁVILA (PFL), PRIMEIRO VICE; JOãO MALHEIROS (PPS), SEGUNDO VICE; JOSé RIVA (PTB), PRIMEIRO SECRETáRIO; MAURO SAVI (PPS), SEGUNDO SECRETáRIO; JOSé CARLOS DE FREITAS (PFL), TERCEIRO SECRETáRIO; E ELIENE LIMA (PSB), QUARTO SECRETáRIO; FOI ELEITA COM 21 VOTOS SIM, DOIS NãO E UM BRANCO...

Deputados elegem nova Mesa Diretora

Nova Mesa toma posse no dia 1º de fevereiro do ano que vem. Chapa Unidade Legislativa foi eleita com 21 votos sim, dois não e um branco

VALÉRIA CRISTINA / SECRETARIA DE IMPRENSA



Confirmando o que já estava previsto a Assembléia Legislativa de Mato Grosso elegeu hoje de manhã (30) a nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2005/2006, sem disputa.

A chapa única, formada pelos deputados Silval Barbosa (PMDB), na Presidência; Zeca D’Ávila (PFL), primeiro vice; João Malheiros (PPS), segundo vice; José Riva (PTB), primeiro secretário; Mauro Savi (PPS), segundo secretário; José Carlos de Freitas (PFL), terceiro secretário; e Eliene Lima (PSB), quarto secretário; foi eleita com 21 votos sim, dois não e um branco. A nova Mesa toma posse no dia 1º de fevereiro do ano que vem.

A abertura da sessão, que teve somente a eleição na ordem do dia, aconteceu às 8h45. O deputado Zeca D’Ávila abriu os trabalhos, suspendendo-os logo em seguida para aguardar o término de uma reunião dos parlamentares na Presidência da Casa. Os 24 deputados retornaram e a sessão recomeçou às 9h15. O deputado Mauro Savi, atual segundo vice, foi quem apresentou a chapa denominada Unidade Legislativa para registro.

Apesar da eleição ser feito por meio de cédulas, de forma secreta, os votos não e branco tiveram os autores conhecidos. A bancada petista, composta por Vera Araújo e Ságuas Morais, votou contrariamente, como inclusive já havia divulgado que faria.

O deputado Carlos Brito (sem partido), repetindo o comportamento da última eleição, votou em branco. Vera foi a única a ocupar a Tribuna para deixar registrado o seu descontentamento com a mudança na data da eleição da Mesa Diretora e com o revezamento entre o presidente e o primeiro secretário.

Conforme o texto atual do Regimento Interno da Assembléia, a eleição da Mesa Diretora deveria ser realizada no mês de janeiro. Contudo, uma emenda apresentada pelo deputado Humberto Bosaipo modificou a data para setembro.

A sessão se encerrou às 10h15 e o deputado J. Barreto, que estava na Presidência, convocou a próxima para o dia 5 de outubro, depois das eleições municipais 2004. Antes do encerramento, o presidente eleito agradeceu a todos pelo apoio, que “colaboraram de uma forma ou de outra para a formação de uma chapa de consenso”. Silval Barbosa garantiu honrar o voto e fazer da Assembléia “a Casa do povo, da democracia”.

Humberto Bosaipo destacou o respeito aos votos contrários, parabenizou os vencedores e ainda frisou que na Assembléia quem decide a eleição da Mesa são os deputados, não adiantando qualquer interferência externa. Ele ressaltou que Riva não queria continuar na Mesa, sendo convencido a permanecer pelo Colegiado de Líderes. Para o deputado Nataniel de Jesus, líder da bancada do PMDB, Silval Barbosa é sensato, coerente e capacitado para assumir a Presidência.

Maiores Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
613-2597 / 613-2553 / 9982-0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com