Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 9 de setembro de 2008 15h28


DESDE QUE A AMAZôNIA PASSOU A DOMINAR AS DISCUSSõES NO BRASIL E NO MUNDO, LIDERANçAS DE TODO O PAíS PASSARAM A SE MOBILIZAR PROPONDO PACTOS EM DEFESA DA MAIOR FLORESTA EM Pé DO PLANETA. O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO, SéRGIO RICARDO (PR), REFORçOU RECENTEMENTE A PROPOSTA POR MEIO DE PROJETO DE RESOLUçãO, ONDE PRETENDE SE CRIAR UMA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA AMAZôNIA COM OBJETIVO DE REUNIR TODOS OS DEPUTADOS ESTADUAIS NO COMBATE AO DESMATAMENTO ILEGAL NA REGIãO NORTE DO PAíS

Deputados estudam aprovação da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia

O objetivo é reunir todos os deputados estaduais no combate ao desmatamento ilegal na Região Norte do país

SID CARNEIRO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Desde que a Amazônia passou a dominar as discussões no Brasil e no mundo, lideranças de todo o país passaram a se mobilizar propondo pactos em defesa da maior floresta em pé do planeta. O presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Sérgio Ricardo (PR), reforçou recentemente a proposta por meio de projeto de resolução, onde pretende se criar uma Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia com objetivo de reunir todos os deputados estaduais no combate ao desmatamento ilegal na Região Norte do país.

“A idéia é criar no parlamento um debate que encontre ressonância dos anseios e necessidades dos brasileiros que habitam a maior floresta tropical do mundo”, afirmou Sérgio.

A proposta de Sérgio Ricardo inclui ainda, argumentos contra a permissão de concessão e arrendamento de áreas públicas na Amazônia brasileiros, normalmente feitos às pessoas físicas e empresas dispostas a participar de planos de manejos florestais.

De acordo com Sérgio Ricardo, a frente vai atuar com uma agenda positiva de combate ao desmatamento, queimadas e propor serviços ambientais resultantes da conservação da biodiversidade “Há uma fragilidade intensa pairando sobre a Amazônia brasileira”, disse Sérgio Ricardo.

O parlamentar defende a ampliação de campanhas de prevenção às queimadas, o empenho dos órgãos públicos, leis mais severas à biopirataria, envolver as agências de desenvolvimento regional no planejamento de políticas para impulsionar o mercado de crédito de carbono no Brasil relacionado ao desenvolvimento sustentável.

Sérgio acredita na aprovação proposta que terá estatuto próprio e despesas orçamentárias criadas a partir da aprovação do projeto, podendo ainda, receber doações de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, nacionais, estrangeiras ou multinacionais, destinadas às políticas de preservação da Amazônia.

Segundo o deputado, a Frente em Defesa da Amazônia prevê a redução de problemas graves como o desmatamento, biopirataria, narcotráfico, a entrada de estrangeiros sem compromisso com o Brasil, as explorações de suas riquezas de forma devastadora. Soma-se a isso o fato de não termos um efetivo suficiente da Polícia Federal e Exército guardando nossas fronteiras.

“Precisamos reagir e condenar com veemência mais esta grave ofensa à integridade do nosso território e à paz das famílias e dos trabalhadores brasileiros”, avaliou Sérgio Ricardo.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da AL
Fones: 3901 – 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com