Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 13 de abril de 2020 15h48


PLENÁRIO

Deputados fazem arguição com novo indicado para diretor regulador da Ager-MT

Wilber Norio Ohara respondeu os questionamentos de deputados durante sessão legislativa nesta segunda-feira (13)

FLÁVIO GARCIA / Secretaria de Comunicação Social



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Os deputados estaduais de Mato Grosso, reunidos em sessão plenária nesta segunda-feira (13), fizeram a arguição do novo diretor e regulador de energia e saneamento da Agência Reguladora  de Mato Grosso (Ager-MT), Wilber Norio Ohara, que teve seu nome indicado pelo governador Mauro Mendes (DEM).

Durante a sessão ordinária, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM) solicitou aos deputados Dilmar Dal´Bosco e Silvio Fávero que encaminhassem o indicado ao plenário para a devida arguição. Wilber Norio, advogado, que já é assessor da Ager-MT, agradeceu a indicação e falou da importância da arguição que é feita pelo Parlamento.

Adiantou que está na Ager-MT desde o ano passado e que pretende, caso tenha seu nome aprovado para o cargo de diretor, o que deverá ocorrer em uma semana, conforme o presidente da ALMT, tomar medidas em observância da técnica e legalidade. “Me considero alinhado para enfrentar esse desafio por se tratar de uma indicação técnica e legalista”, adiantou.

Adiantou que o seu papel, enquanto diretor regulador, será o de atuar em torno da energia elétrica no que diz respeito à fiscalização de geração, distribuição, mediação e ouvidoria das reclamações. Quanto à Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da Energisa, se colocou à disposição como colaborador.

Segundo ele, as normas e tarifas do setor são definidas pela Aneel. “A Ager fiscaliza se as usinas atendem a operação técnica. Quanto à distribuição, avalia os aspectos técnicos e comerciais relacionados à prestação dos serviços aos consumidores. “Pretendo trabalhar cumprindo a missão da Ager”, disse.

O primeiro a perguntar para o diretor regulador indicado por Mauro Mendes foi o deputado Valdir Barranco (PT). O parlamentar questionou o novo indicaso quanto à disposição de fazer os enfrentamentos necessários na diretoria reguladora de energia e saneamento. Wilber Norio disse que pretende corresponder com as atribuições legais que regem a Ager-MT. “A Ager está colaborando com a CPI e está à disposição. Lembrando que a Ager é limitada em alguns pontos, como a questão tarifária, por exemplo. O que fazemos é fiscalizar a distribuição, ouvidoria e ações”.

Segundo Wilber, “a Ager está trabalhando para que a energia chegue aos consumidores com melhor qualidade”.

O deputado Carlos Avalone (PSDB), a exemplo de outros colegas parlamentares, disse que está tranquilo quanto à indicação de Wilber Nório. “Gostaria de dizer que a Ager é fundamental para atuar nas áreas em que ela é responsável. Mato Grosso é um dos cinco ou seis estados que têm agência regularizadora. Temos um trabalho de vanguarda. Minha fala é só de apoio, vou continuar acompanhando os trabalhos da Ager como já tenho feito”, afirmou.

Depois dos questionamentos dos parlamentares, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), distribuiu um envelope para cada deputado votar se concorda ou não com a indicação de Wilber Norio para diretor regulador de energia da Ager-MT. O resultado será apresentado na próxima semana.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com