Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 11 de novembro de 2004 11h02


PRESIDENTE DO LEGISLATIVO, DEPUTADO JOSé RIVA (PTB) SUGERIU AOS DEPUTADOS SáGUAS MORAES E VERINHA ARAúJO, AMBOS DO PT, O AGENDAMENTO DE UMA REUNIãO COM O PRESIDENTE DA REPúBLICA, LUIZ INáCIO LULA DA SILVA. O ENCONTRO DEVE SER ARTICULADO PELA SENADORA SERYS SLHESSARENKO COM OBJETIVO DE SE VIABILIZAR RECURSOS...

Deputados propõem mobilização em Brasília

Deputado Dilceu Dal Bosco propôs audiência pública com a participação de todas as lideranças políticas dos estados de Mato Grosso e Pára para discutir o assunto

ITIMARA FIGUEIREDO / SECRETARIA DE IMPRENSA



Presidente do Legislativo, deputado José Riva (PTB) sugeriu aos deputados Ságuas Moraes e Verinha Araújo, ambos do PT, o agendamento de uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro deve ser articulado pela senadora Serys Slhessarenko com objetivo de se viabilizar recursos para a conclusão da BR-163.

"Vamos dizer a ele (Lula) que a situação da rodovia é insustentável", afirmou o deputado Riva.

Para a possível audiência, Riva garantiu uma ação institucional da Assembléia Legislativa como reforço dessa articulação. A intenção é angariar recursos federais para Mato Grosso tendo como prioridade, a recuperação e conclusão da BR-163.

Ontem (10), durante a sessão vespertina, a crítica sobre a situação dessa estrada foi tema de um amplo debate, quando os deputados mais uma vez questionaram a falta de medidas, por parte do governo federal, que fomentem a efetivação das obras da malha viária do Estado.

Para o deputado Dilceu Dal Bosco (PFL) é preciso que as autoridades competentes reconheçam a importância da BR-163. “O Brasil sabe da importância que é esse canal de escoamento da produção brasileira”, ressaltou Dal Bosco, ao lembrar que a BR-158 também é responsável pelo escoamento da produção e precisa ser recuperada.

A pedido de Dal Bosco, a Assembléia Legislativa autorizou a realização de uma audiência pública para discutir o assunto. Ele articula a participação de todas as lideranças políticas dos estados de Mato Grosso e Pára. “Vamos mobilizar também a sociedade civil organizada para que juntos consigamos efetivamente articular recursos para a recuperação e pavimentação da BR-163”.

Dal Bosco defende como importante a idéia da audiência com Lula, haja vista que, por meio da visita institucional da Assembléia em conjunto com o Executivo e a bancada federal, os parlamentares poderão apresentar ao presidente Lula os problemas fundamentais do Estado, em especial, o da BR-163. “É interessante realizar essa audiência porque essa rodovia é importante não só para o nosso Estado como também para todo o Brasil”, avaliou.

Dilceu espera que com essa reunião, o processo de pavimentação realmente aconteça. Para ele, a partir do momento em que for rompida toda a burocracia nas concessões para a realização das obras, a pavimentação vai acontecer em tempo recorde. “Além do escoamento da produção, essa estrada permite a entrada de insumos necessários a toda produção”.

O deputado Humberto Bosaipo (sem partido) também defende que os parlamentares devem mesmo se mobilizar para uma audiência, em Brasília, para falar com o presidente Lula. Os deputados Pedro Satélite (PPS) e José Carlos de Freitas (PFL) também participaram do debate.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/613-2597/ 9982-0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com