Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 22 de outubro de 2003 17h38


Deputados que compõe a Comissão Especial renunciam

Apenas o deputado Pedro Satélite mudou de posição e retornou aos trabalhos da Comissão

RAPHAELLA PADILHA / ASSESSORIA DE IMPRENSA DE GABINETE



O envio de documentação por parte dos Órgãos da Administração Direta e Indireta do Estado não são mais empecilho para os auditores que investigam o chamado caso da “caixa preta”. Dos 35 órgãos que ainda não haviam enviado resposta, apenas três estão inadimplentes, e já justificaram a atraso no envio das informações. O principal problema enfrentado pelo presidente da Comissão Especial - CE, deputado Zé Carlos do Pátio (PMDB) é desistência dos demais membros da Comissão.

Na terça-feira os deputados Sérgio Ricardo (PPS), Dilceu Dal’Bosco (PFL), Pedro Satélite (PPS) e Eliene Lima (PSB) que compõe a CE, renunciaram. Segundo Pedro Satélite, a falta de objetivo motivou a desistência dos parlamentares. Satélite afirmou que “não havia porque a Assembléia analisar uma documentação que já foi levantada pelo governo do e enviada ao Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas”.

O socialista afirmou ainda que o fato de todos os deputados desistentes pertencerem à base de sustentação do governador Blairo Maggi não influenciou na decisão. “Não houve influência ou pedido de Maggi neste sentido. Nós entramos em consenso e decidimos abandonar”, finalizou.

Pátio não se conformou com a debandada e na sessão matutina de ontem pediu ao presidente José Riva para indicar novos membros e finalizar os trabalhos. O peemedebista argumentou que uma das funções do legislativo é fiscalizar as ações governamentais, e que pretende confrontar os números levantados por Blairo Maggi, Dante de Oliveira e pelo Tribunal de Contas.

“Me causou estranheza essa saída ‘sincronizada’ na reta final das investigações. Existem 11 auditores trabalhando na Comissão e levarei a conhecimento público e de todos os órgãos envolvidos judiciais, o resultado de nosso trabalho”, desabafou Pátio, ao dizer que ainda acredita na soberania do legislativo.

Zé Carlos recebeu o apoio da deputada Verinha Araújo, que disponibilizou a bancada do PT para recompor a Comissão. A petista, que na mesma sessão anunciou rompimento com o governo, afirmou que é necessário que o legislativo preste conta à sociedade. “Se for preciso apoio da bancada do PT para concluir as investigações você o terá”, disponibilizou Verinha.

Gilmar Fabris (PFL), que na terça-feira, foi um dos articuladores da desistência em massa, acabou voltando atrás e pediu ao deputado Pedro Satélite que permanecesse como membro da Comissão da Caixa Preta até o final dos trabalhos, previsto para 20 de novembro. Satélite acatou ao pedido.

Eliene Lima, Dilceu Dal’Bosco e Sérgio Ricardo ainda não manifestaram se voltam ou não a compor a CE. Se permanecerem afastados, a presidência da AL deve designar novos membros ainda esta semana.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com