Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 4 de agosto de 2004 11h22


Deputados querem reforma política

CECÍLIA GONÇALVES / ALMT



“Passadas as eleições, vamos iniciar uma grande mobilização por uma reforma política”, conclamou o deputado José Riva (PTB) ao criticar veementemente o atual quadro político nacional.

“Lula comete um grande erro em não investir na reforma política”, disse o deputado ao reivindicar do Congresso Nacional a urgente reforma. “O que acontece é que todos os presidentes dependem das alianças que são formadas depois das eleições. Precisamos de uma postura diferenciada”, reiterou Riva.

Na sua avaliação o período eleitoral deve ser mais curto, em torno de 30 dias, por considerar suficiente para que os candidatos coloquem suas propostas e idéias.

“Nós temos feito no interior, um trabalho de conscientização política visando uma postura diferenciada”, afirmou.

“Eu considero oportuno esse pronunciamento”, disse o deputado Carlos Brito, entendendo que é preciso rever muitas coisas”, observou condenando alguns aspectos da mídia que , em alguns casos transforma algo que é ruim em algo bom .

Por outro lado, Brito destacou o avanço alcançado pela sociedade que, em sua avaliação, a cada eleição amadurece mais.

“Eu sei de quatro ou cinco candidatos que não conseguiram se eleger em determinados municípios e saíram para um município menor onde têm certeza que lá o poderio econômico garantirá a eleição”, criticou.

Entre os deputados houve o consenso de que o país não pode mais continuar sem uma legislação eleitoral.

“A reforma é o único meio de coibir esses abusos e fecharam questão em torno da formação de uma comissão que irá a Brasília tratar da reforma política.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613 2553/ 613 2597/ 9982 0261/ 96030580.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com