Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 5 de março de 2007 15h15


EM MATO GROSSO EXISTEM ATUALMENTE 3,6 MIL FAMíLIAS QUE ESTãO ACAMPADAS. OS NúMEROS SãO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM-TERRA. ELES ESTIVERAM REUNIDOS HOJE (5) COM O SUPERINTENDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAçãO E REFORMA AGRáRIA, LEONEL WOHLFAHRT, NA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA. A REUNIãO FOI INTERMEDIADA PELOS DEPUTADOS ADEMIR BRUNETTO E SáGUAS DE MORAES, AMBOS DO PT. O ENCONTRO FOI REALIZADO NA SALA DE REUNIõES DA CASA DE LEIS PORQUE A SEDE DO INCRA ESTá OCUPADA PELO MST, DESDE A úLTIMA SEGUNDA-FEIRA...

Deputados recebem representantes do MST e Incra

MST expôs pauta de reivindicações contendo oito itens

ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Em Mato Grosso existem atualmente 3,6 mil famílias que estão acampadas. Os números são do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Eles estiveram reunidos hoje (5) com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Leonel Wohlfahrt, na Assembléia Legislativa.

A reunião foi intermediada pelos deputados Ademir Brunetto e Ságuas de Moraes, ambos do PT. O encontro foi realizado na sala de reuniões da Casa de Leis porque a sede do Incra está ocupada pelo MST, desde a última segunda-feira.

O MST, durante a reunião, expôs uma pauta de reivindicações contendo oito itens. Entre elas, está a que define a celebração de convênios para a realização do Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA), o Licenciamento Ambiental (LAU) e a Topografia de seis áreas de assentamentos em várias regiões mato-grossenses.

Os representantes do movimento também reivindicaram ao superintendente do Incra, 100 rolos de lona, para as 3,6 mil famílias que estão acampadas. “Para a aquisição dessas lonas é preciso entrar com processo junto a Ouvidoria Agrária ou esperar a liberação do orçamento de 2007, que neste caso há necessidade de licitação”, destacou Leonel Wohlfahrt.

De acordo com Altamiro Stochero, o governo Lula em quatro anos assentou 38 famílias em Mato Grosso. O representante do MST disse ainda que em todo o Estado existem oito fazendas para serem desapropriadas para que as 3,6 mil famílias sejam assentadas.

“O problema é que o Incra não faz nada em Mato Grosso. É preciso tratar a reforma agrária com seriedade”, questionou Stochero .

Leonel Wohlfahrt disse às lideranças que o Incra de Mato Grosso tem a intenção de assentar 4.081 famílias em 2007. O superintendente lembrou que o orçamento da União deste ano é de R$ 930 milhões para todo o Brasil. Já para o Incra de Mato Grosso a cifra é de R$ 83 milhões.

De acordo com Ságuas, o Incra em todo o país tem encontrado dificuldade no avanço da Reforma Agrária por causa da burocracia. “A direção nacional tem que destravar os entendimentos e dar mais autonomia para as superintendências regionais acelerarem o processo de regularização fundiária em todo o Brasil”, destacou Ságuas.

Já o deputado Brunetto afirmou que a Assembléia Legislativa tem o dever de conciliar esse diálogo entre o MST e o Incra. “Temos que ter claros esses acordos. Mas tudo isso precisa ser feito com responsabilidade. Nada pode ser realizado de forma radical”.

Mais Informações
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310/ 6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com