Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 7 de novembro de 2003 14h41


A PRIMEIRA EDIçãO DA SéRIE DESENVOLVIMENTO SóCIO-ECONôMICO DO LIVRO “DESIGUALDADES REGIONAIS EM MATO GROSSO” FOI LANçADO NA TARDE DE ONTEM(10), NO AUDITóRIO DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA “PLENARINHO MILTON FIGUEIREDO”. A OBRA, QUE é DE AUTORIA DA MESA DIRETORA DA CASA, REúNE ESTUDOS ABRANGENTES SOBRE QUESTõES ECONôMICAS E SOCIAIS, QUE A CADA ANO, SE DIVERSIFICAM ENTRE AS MICRO-REGIõES DO ESTADO. O PRESIDENTE DA CASA, JOSé RIVA (PTB)DISTRIBUIU AUTóGRAFOS REPRESENTANDO OS DEMAIS DEPUTADOS.

DESIGUALDADES REGIONAIS

Meta é mostrar o diagnóstico do desenvolvimento nos últimos 30 anos, que gerou desigualdades sociais e promover discussões que corrijam essas disparidades

JONAS DA SILVA / SECRETARIA DE IMPRENSA



A primeira edição da série Desenvolvimento Sócio-Econômico do livro “Desigualdades Regionais em Mato Grosso” foi lançado na tarde desta segunda-feira (10), no auditório da Assembléia Legislativa “Plenarinho Milton Figueiredo”.

A obra, que é de autoria da Mesa Diretora da Casa, reúne estudos abrangentes sobre questões econômicas e sociais, que a cada ano, se diversificam entre as micro-regiões do Estado. Para o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PTB), a intenção é oferecer à população uma publicação que sirva para reflexões dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, bem como das universidades, escolas, instituições públicas e privadas para provocar discussões que resultem em soluções. “Estamos mostrando os problemas de Mato Grosso nesta obra”, afirmou Riva, ao complementar que este é ponto de partida para enfrentá-los.

Riva disse, que é necessário um ponto de equilíbrio entre as regiões, de maneira em que as localidades que estão com a economia exaurida voltem a crescer. “É necessário que tenham expectativas na geração de emprego e renda”. O deputado citou como exemplo, os municípios vizinhos de Primavera do Leste, diagnosticada como cidade dinâmica e Poxoréo, cidade em estagnação.

“Com esta obra queremos despertar o interesse da sociedade sobre a realidade regional do Estado para que juntos possamos corrigir essas disparidades. Porque são elas que impedem o cumprimento da Lei”, explicou, ao destacar que o livro vai contribuir com a cidadania mato-grossense, por meio das reflexões que a obra possa produzir.

Conforme o organizador do livro, jornalista Onofre Ribeiro a obra trás um profundo diagnóstico da atual situação do Estado, ocorrido nos últimos trinta anos, dos quais, levaram a essas desigualdades. “Haja vista que, se de um lado algumas regiões cresceram muito, outras empobreceram. Então, a idéia da Assembléia Legislativa é subsidiar a sociedade em geral para debater e desenvolver teorias e ao mesmo tempo, os parlamentares elaborar propostas que corrijam essas desigualdades”, explicou Ribeiro.

Ele destacou que Mato Grosso está formado por quatro tipos de regiões: àquelas em regressão ou estagnadas; com baixo dinamismo; com moderado dinamismo ou dinâmicas, consideradas ricas. Para o deputado Juliano Jorge (PL), a iniciativa vai contribuir com o trabalho parlamentar por apontar a realidade populacional das regiões menos favorecidas.

“Por meio deste livro poderão ser efetivadas ações que sanem as divergências regionais de Mato Grosso”, observa o parlamentar, ao citar o assentamento Gleba 5 Mil, situada em Novo Mundo, região Norte, onde a população vive de forma miserável por não dispor de água encanada, energia elétrica, e até mesmo escolas.

Conteúdo

A obra “Desigualdades Regionais em Mato Grosso”, aborda temas que envolvem desde breves comentários sobre o método utilizado para sua construção, a regionalização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e até o enfoque utilizado para sua efetivação.

Além de destacar alguns exemplos de desigualdade social no Estado, o livro apresenta a constatação da diferença regional em Mato Grosso, do qual, o leitor pode desfrutar de uma ampla pesquisa dos censos agropecuários entre 1985 a 1996.

Além de destacar profundas disparidades regionais em função do crescimento populacional, que variou do crescimento negativo ao expressivo; a receita agropecuária, que permite um comparativo entre a capacidade de geração regional de receita agropecuária, onde capta a totalidade monetária gerada pelas unidades produtivas; o rebanho bovino; a mecanização agrícola e os transportes nas propriedades rurais; a população; o valor adicionado; o índice de desenvolvimento humano (IDH) e o consumo de energia elétrica, dentre outros indicadores.

De acordo com o assessor parlamentar Maurício Munhoz, que também participou da elaboração do livro, o estudo é o resultado da necessidade de uma pesquisa que apresentasse, estatisticamente a diferença social das regiões. “Os números apontados nesta obra servirão como objetos de estudo para elaboração de medidas benéficas às regiões menos favorecidas”.

Participaram do evento, os deputados Dilceu Dal Bosco e Zeca D Ávila, ambos do PFL, Carlão Nascimento (PSDB), Vara Araújo (PT), Silval Barbosa (PMDB), J. Barreto (PL), o secretário de Fazenda, Waldir Teis, o secretário de Desenvolvimento Estratégicos, Clóves Vetoratto; Nereu Pasini, presidente da FIEMT, a assessora da Imbraco, Ester Ines Scheffer; o presidente do Fórum dos Empresários de Mato Grosso, Célio Fernandes; o presidente da Associação dos Municípios, Ezequiel Fonseca e o prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB).

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2597-9982-0261-9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com