Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 11 de setembro de 2003 16h36


Dilceu indica criação de defensoria para os rios

Órgão vai fiscalizar, investigar e punir crimes ambientais contra os rios do estado

EVELINE TEIXEIRA / ASSESSORIA DE IMPRENSA



Preocupado com a manutenção dos recursos hídricos de Mato Grosso, o Deputado Estadual Dilceu Dal´Bosco (PSDB) apresentou indicação para que seja criada uma Procuradoria Especial de Crimes Ambientais contra os rios do estado. O órgão atuaria em três frentes: fiscalizando, investigando e punindo ações que provoquem a degradação das águas. “Existe uma lacuna nos mecanismos de proteção dos rios. A procuradoria vai reunir uma equipe de profissionais voltada exclusivamente para fazer essa vigilância”, considerou Dilceu.

Na prática, a procuradoria vai funcionar com uma delegacia. A proposta é realizar um trabalho intensivo de fiscalização, mantendo unidades de policiamento em permanente movimentação pelo estado. “Além de apurar denúncias, a procuradoria vai estar sempre percorrendo a rede hidrográfica, para surpreender os criminosos. Fiscalizações com dia e hora marcados são inúteis”, explica Dilceu. Para ele, o modelo de atuação tem a vantagem de inibir os infratores. Além de aplicar punições, o órgão deve desenvolver ações de conscientização, para mudar a mentalidade daqueles que provocam a poluição.

Dilceu acredita que a criação da procuradoria é uma medida alternativa para deter a degradação da rede hídrica. Segundo estudo apresentado pelo Fórum Nacional das Águas, apesar de possuir 12% das reservas mundiais de água doce, o Brasil corre o risco de sofrer problemas de abastecimento a partir de 2025. Hoje, 70% dos rios brasileiros estão contaminados. Em Mato Grosso, o despejo irregular de esgoto, defensivos químicos e rejeitos de mineração contribuem para o cenário preocupante. “Não foi por acaso que as Nações Unidas elegeram 2003 como o Ano Internacional da Água Doce. A água tem que ser encarado com um bem finito. Sem a preservação dos rios e mananciais estaremos condenando as gerações futuras”, concluiu Dal´Bosco.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa - Deputado Dilceu Dal´Bosco
Fones: (65) 8113 3261/613 2537/613 2536


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com