Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 8 de novembro de 2004 11h19


ASSIM COMO A QUESTãO DO ZONEAMENTO SóCIO ECONôMICO-ECOLóGICO DO MATO GROSSO TEM SIDO PAUTA DE ALGUMAS REUNIõES E DISCUSSõES DOS PARLAMENTARES JUNTO à SOCIEDADE CIVIL E O GOVERNO DO ESTADO, A BR 163 TEM FEITO PARTE DOS PRINCIPAIS ASSUNTOS ENVOLVENDO O ESTADO MATO-GROSSENSE...

Dilceu participou de reunião sobre BR-163

O deputado foi convidado a participar do encontro em Lucas do Rio Verde na última sexta-feira, juntamente com o Secretário de Infra-Estrutura, Luiz Antonio Pagot, o atual prefeito Otaviano Pivetta, além de técnicos e engenheiros do IM

ALANA CASANOVA / ASSESSORIA DE GABINETE



Assim como a questão do Zoneamento Sócio Econômico-Ecológico do Mato Grosso tem sido pauta de algumas reuniões e discussões dos parlamentares junto à sociedade civil e o governo do estado, a BR 163 tem feito parte dos principais assuntos envolvendo o estado mato-grossense.

O deputado Dilceu Dal´Bosco (PFL) foi convidado a participar do encontro em Lucas do Rio Verde na última sexta-feira, juntamente com o Secretário de Infra-Estrutura, Luiz Antonio Pagot, o atual prefeito Otaviano Pivetta, além de técnicos e engenheiros do IME - Instituto Militar de Engenharia, representado pelo Coronel Dias.

Prefeitos eleitos, vereadores e demais autoridades de vários municípios do estado estiveram presentes no encontro e puderam sanar algumas dúvidas no que diz respeito a recuperação da BR 163. “Quero esclarecer aqui que existe uma viabilidade (cientificamente provada), da obra sem ferir as normas legais e ambientais.

Diferentes do que pregam algumas ONG´s, e Instituições, temos respaldo técnico para afirmar que nesse estudo desenvolvido pelo IME as reservas serão respeitadas”, desabafou o Coronel Dias.

O Presidente da Associação Pró-Conclusão da BR163, Jorge Baldo de Sorriso, recebeu em público várias críticas do prefeito Otaviano Pivetta por ser considerado com um dos maiores “entraves” na questão BR 163.

As ações do governo federal embora aconteçam de forma ainda isolada e lenta, defendem o Plano Amazônia Sustentável, e o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Área de Influência da BR 163. Já o IME entregará no prazo de 30 dias para o Dnit, o PBA – Plano Básico Ambiental, o qual contem mais de 15 programas ambientais que acompanham e são as condições fundamentais para a elaboração do projeto e execução da obra de pavimentação da rodovia.

O secretario Pagot destacou a parceria do governo do estado em obras e convênios com o governo federal propiciando a realização de algumas ações, “Temos obras de qualidade por um preço competitivo, precisamos apenas discutir que tipo de projeto será feito na questão da BR 163, pois a rodovia necessita ter o mínimo de condição de trafegabilidade”, disse Pagot.

O Coronel garantiu que assim que o Ibama outorgar a licença de instalação o processo terá continuidade e o PBA será devidamente analisado pelos órgãos competentes a fim de agilizarem o início das obras que não ficou descartado para 2005.

O deputado como único representante do Poder Legislativo do Estado, e parlamentar da bancada do norte no evento, externou:

“Já foi aprovado na Assembléia um requerimento que fiz para realização de uma audiência pública na qual pretendo reunir todas as lideranças políticas do estado de Mato-Grosso e Pará envolvendo a sociedade civil organizada para que juntos se possa estudar e viabilizar a recuperação e pavimentação da BR 163 haja vista que as piores perdas e os maiores danos estão acontecendo há anos e sob nossos olhos e nada têm sido feito efetivamente para mudar essa realidade, infelizmente. E, as vidas de cada cidadão não têm preço”, declarou Dilceu.

Assessoria de Gabinete Deputado Dilceu Dal´Bosco
613-2536/2537 ou 9901-6454
Alana Casanova


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com