Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 6 de março de 2007 17h59


PREOCUPADO COM A SITUAçãO DA SAúDE NA REGIãO NORTE DO ESTADO, O PARLAMENTAR DILCEU DAL’BOSCO (PFL), REUNIU COM O SECRETáRIO DE ESTADO DE SAúDE, AUGUTINHO MORO, PARA COBRAR SOLICITAçõES FEITAS ANTERIORMENTE, REFERENTE A AQUISIçãO DE EQUIPAMENTOS...

Dilceu reivindica recursos à saúde pública

Entre os investimentos necessários está a manutenção da unidade móvel de saúde de Santa Carmem

FLÁVIA FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



Preocupado com a situação da saúde na região norte do Estado, o parlamentar Dilceu Dal’Bosco (PFL), reuniu com o secretário de Estado de Saúde, Augutinho Moro, para cobrar solicitações feitas anteriormente, referente a aquisição de equipamentos.

Entre os assuntos da pauta está o conserto do aparelho de Raio X da unidade de saúde de Santa Carmem. Segundo o parecer do secretário, o equipamento está em manutenção. “Assim que o equipamento estiver em perfeito funcionamento estaremos enviando para a unidade de saúde do município”, garantiu Augustinho. Para o município também foram solicitados: desfilibrador cardíaco, nebulizador, esfignomanometros, estetoscópio, otoscópio, balança digital, bancos para recepção, muletas e cadeiras de rodas. O secretário afirmou que já foi autorizada a cotação de preço para a compra desses equipamentos.

Outra solicitação do deputado, se referem a liberação de recursos para reparos e manutenção da unidade móvel de saúde de Santa Carmem. O parlamentar explicou que a viatura está totalmente sucateada e que, por isso, utilizam o carro da prefeitura para fazer o transporte dos doentes. “É uma vergonha as condições da viatura”, desabafou Dilceu. Quanto a esta problemática o secretário comentou que vai disponibilizar recursos para a manutenção do automóvel.

“Enquanto não conseguir realizar, totalmente, o sonho de instalar mais UTI’s em Sinop não vou parar de cobrar”, disse Dal’Bosco. O parlamentar solicitou do secretário a construção de mais quatro Unidades de Terapia Intensiva (UTI), justificando o aumento da demanda de atendimentos emergenciais de Sinop. Conforme o parlamentar, a cidade tem sido referência no atendimento médico, pois as cidades circunvizinhas recorrem a ela. “Sabemos da necessidade do município, por isso buscamos meios para a aquisição de novas unidades”, falou Augustinho. Vale lembrar que em janeiro deste ano foram inauguradas seis Unidades de Terapia Intensiva no Hospital Santo Antônio.

Para este ano, o secretário garante a inauguração da Fábrica de Remédios. Ele ainda recomendou que o deputado instalasse a Farmácia Popular em anexo ao prédio da Fábrica de Remédios. O parlamentar informou que a prefeitura terá uma economia de até 30% nos medicamentos da Farmácia Básica e que irá beneficiar aquelas pessoas que precisam adquirir medicamentos essenciais no combate a hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, entre outros.

Mais informações
Assessoria de Gabinete
Fones: 3901-6310/ 6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com