Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 8 de março de 2006 10h13


EM 08 DE MARçO, DIA DEDICADO àS MULHERES QUE ATUALMENTE SE MANTêM EM 51% DAS VAGAS, O PARLAMENTO MIRIM APRESENTA SUA AGENDA DE ATIVIDADES PARA O ANO DE 2006. O PRESIDENTE DA COMISSãO DE EDUCAçãO, DESPORTO E SEGURIDADE SOCIAL DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, E AUTOR DO PROGRAMA, DEPUTADO HUMBERTO BOSAIPO (PFL), ANUNCIOU A AGENDA QUE PREVê ATIVIDADES COM OS ATUAIS PARLAMENTARES MIRINS E A SELEçãO PARA A SEGUNDA EDIçãO DO PROGRAMA, QUE ESTE ANO SERá DIRECIONADO A TODOS OS MUNICíPIOS. NA PRIMEIRA EDIçãO, O PROGRAMA SELECIONOU 24 PARLAMENTARES...

Divulgado calendário do Parlamento Mirim

Meta é acompanhar atividades atuais, e eleger 24 novos parlamentares mirins entre alunos de 5ª a 8ª séries de todo o Mato Grosso, na segunda edição do programa

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Em 08 de março, dia dedicado às mulheres que atualmente se mantêm em 51% das vagas, o Parlamento Mirim apresenta sua agenda de atividades para o ano de 2006. O presidente da Comissão de Educação, Desporto e Seguridade Social da Assembléia Legislativa, e autor do programa, deputado Humberto Bosaipo (PFL), anunciou a agenda que prevê atividades com os atuais parlamentares mirins e a seleção para a segunda edição do programa, que este ano será direcionado a todos os municípios. Na primeira edição, o programa selecionou 24 parlamentares entre alunos de 5ª a 8ª série das escolas públicas e particulares de Cuiabá e Várzea Grande.

Para 2006, as atividades serão iniciadas no dia 16 de março. Pela manhã acontece reunião entre a Comissão Executiva do Parlamento Mirim, que é formada por servidores da AL,professores e os 24 deputados mirins. Na tarde deste dia está marcada uma reunião entre os membros da Mesa Diretora Mirim. Na data serão definidas as comissões que vão atuar na análise das matérias a serem trabalhadas pelo Parlamento Mirim.

No mês de abril os parlamentares mirins farão visita oficial aos Tribunais de Conta e de Justiça de Mato Grosso, em data ainda a ser definida. Também em data a ser anunciada, já no mês de maio, os 24 deputados mirins mato-grossenses farão visita ao Congresso Nacional, acompanhados de deputados estaduais e de diretores das escolas.

Em junho será oficialmente anunciada a segunda edição do Parlamento Mirim. A divulgação será feita nas escolas durante todo o mês. Em agosto uma ampla programação deve marcar o Dia do Estudante. No dia sete de agosto encerra o prazo para o envio pelas escolas dos projetos selecionados para a segunda formação do parlamento mirim.

No dia seis de setembro serão divulgados os 24 novos parlamentares mirins. Em cinco de outubro os novos deputados mirins serão apresentados oficialmente no parlamento e almoçarão com os deputados estaduais.

Em seis de outubro acontece um dia de treinamento aos novos parlamentares mirins. No dia 18 encerra a legislatura da primeira formação do parlamento mirim. A diplomação dos eleitos na segunda edição será em seguida. A partir daí os novos deputados mirins ficarão em seus cargos até 2007 quando da terceira edição do programa.

Por dentro do Parlamento Mirim
O Parlamento Mirim é um projeto que integra o Programa Jovem Cidadão, criado pela Assembléia Legislativa em 2001. Ele visa integrar o jovem nas atividades parlamentares e de promoção da cidadania, como parte do Plano Estratégico da Casa. Funciona nos moldes do Parlamento Estadual e tem caráter informativo e instrutivo sobre o exercício da cidadania, proporcionando esclarecimentos sobre a finalidade e o funcionamento do Poder Legislativo.

Na primeira edição do Parlamento Mirim, foram apresentados 70 projetos. Os 24 selecionados revelaram as principais preocupações dos jovens nesta faixa escolar: Educação (com 6 projetos), Meio Ambiente, Cultura e Direitos Humanos (ambos com 4 projetos), Saúde (2 projetos), Esportes, Agropecuária, Defesa do Consumidor e Segurança Pública (com um projeto cada).

No item rede de ensino, as escolas públicas estaduais saíram na frente, elegendo 11 parlamentares (45% das vagas). A rede pública municipal ficou em segundo lugar, com 10 parlamentares (42%) e a rede privada elegeu três representantes, o que corresponde a apenas 13% dos eleitos.

No item gênero, diferente do que ocorre no Parlamento oficial, onde há apenas uma mulher (Verinha Araújo, do PT), na primeira legislatura do parlamento mirim elas se destacam com 13 parlamentares ou 51% dos eleitos. É que no parlamento mirim o sistema de cotas de 30% não vigora e elas são livres para disputar em pé de igualdade com eles.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da AL
39016283/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com