Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 20 de junho de 2002 00h00


DOMINGOS IGLESIAS ENTREGA PROJETO A BOSAIPO

Domingos Iglesias entrega projeto a Bosaipo

Estudo do engenheiro demonstra viabilidade

HAROLDO ASSUNÇÃO / ALMT



O engenheiro Domingos Iglesias foi recebido na quarta-feira (19) pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Humberto Bosaipo (PL). Ele entregou ao parlamentar estudos que demonstram a viabilidade da exploração da energia solar em grande escala.

O trabalho foi desenvolvido a pedido do então governador Jaime Campos (PFL), que em 1995 nomeou Iglesias presidente de uma comissão destinada a desenvolver projetos para aproveitamento de energia solar.

A equipe coordenada pelo engenheiro foi buscar conhecimentos tecnológicos na Alemanha - país que há tempo utiliza a energia gerada pelo sol - e chegou a viabilizar a possibilidade de parceria com o governo estadual - mas o governador já era Dante de Oliveira, que não demonstrou interesse.

“Por isso estou trazendo o projeto ao presidente da Assembléia Legislativa, na expectativa de que este Poder possa sensibilizar o governo ao potencial que temos para explorar esta imensa fonte energética, ainda inexplorada por falta de visão dos governantes”, desabafou Iglesias. O engenheiro defende a idéia com sólidos argumentos. Comparativamente, o custo da energia gerada por usinas hidrelétricas gira em torno dos R$ 5 mil por kw gerado. O mesmo quantum energético produzido nas termo-solares custa cerca de R$ 2,8 mil. “Além disso, o custo ambiental é infinitamente menor”, assinala Iglesias.

Conforme os dados do estudo realizado por Iglesias, a incidência solar em Mato Grosso é altíssima - entre 68 e 70% -, fator que viabiliza enorme potencial de aproveitamento. “Só pra ter uma idéia, no deserto da Califórnia (Estados Unidos) a incidência solar é de 40% e eles produzem 1 milhão de mw, praticamente duas termelétricas de Cuiabá”, compara o engenheiro.

O projeto foi acolhido com extremo interesse pelo presidente do Legislativo, que de pronto assumiu o compromisso de apresentar a proposta ao governador Rogério Sales. Ao ouvir a argumentação de Iglesias, Bosaipo demonstrou reverência ao trabalho do engenheiro, “cuja contribuição dada ao desenvolvimento de Mato Grosso é impagável”. Merecida reverência. Aos 77 anos - 36 dos quais dedicados à cátedra acadêmica -, Domingos Iglesias praticamente tornou-se símbolo da Defesa Civil no estado e escreveu um invejável currículo científico.

Haroldo Assunção
Secretaria de Imprensa
Em:20.06.2002


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com