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Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 12 de junho de 2006 14h25


NA DéCADA DE 1970 A RODOVIA BR-163, QUE LIGA CUIABá (MT) A SANTARéM (PA), FOI ABERTA PROMETENDO SER UMA DAS GRANDES OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA PROJETADAS PARA TENTAR INTEGRAR A AMAZôNIA à ECONOMIA NACIONAL. PORéM HOJE, APóS 30 ANOS, A ESTRADA é SINôNIMO DE PREJUíZOS AOS PRODUTORES...

Eliene Lima pede reparos na BR-163

Deputado irá apresentar uma indicação na sessão de quarta-feira (14), atendendo aos apelos dos vereadores de Colíder, que pedem a reforma da rodovia federal

LUCIANA CURY / ASSESSORIA DE GABINETE



Na década de 1970 a rodovia BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA), foi aberta prometendo ser uma das grandes obras de infra-estrutura projetadas para tentar integrar a Amazônia à economia nacional. Porém hoje, após 30 anos, a estrada é sinônimo de prejuízos aos produtores que utilizam a única via de escoamento que liga a região norte ao sul do País.

Para mudar esse quadro o deputado estadual Eliene Lima (PP) irá apresentar na sessão ordinária de quarta-feira (14), uma indicação solicitando ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) em Mato Grosso, Laércio Coelho Pina, a reforma da BR-163, no trecho que liga Sorriso ao município de Nova Santa Helena.

A indicação é em resposta aos apelos dos nove vereadores do município de Colíder, que assistem a estagnação da economia do município devido a precariedade da estrada. É o que afirmam os parlamentares municipais Osmar Serafini (PMDB), Ricardo Caldeira Rezende (PPS), Admar Agostini (PSDB), Benedito Brito (PPS), José Elcio de Matos (PL), José de Freitas (PSB), Ismaili Donassan (PP), Luiz Donizetti (PSDB) e Eldir Santos (PT).

De acordo com eles, é necessária a reparação do trecho de 225 km, que liga Sorriso a Nova Santa Helena. Esse trecho, conforme o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Osmar Serafini, é a principal via de acesso a Colíder. “Antes de se chegar a MT-320, estrada de chegada de Colíder, é preciso percorrer a BR-163, porém essa estrada está em péssimas condições”, declara o vereador. Ele acrescenta que a situação de sucateamento da rodovia federal tem provocado transtornos e estagnação social no município.

“O transporte das principais atividades econômicas, como a produção agrícola e pecuária, de Colíder fica comprometido, ficando a mercê de uma situação similar a ocorrida na década de 80 onde as riquezas geradas se perdiam no trajeto da BR 163, devido a impossibilidade dos veículos trafegarem”, diz Osmar Serafini.

Os vereadores comentam ainda que além do prejuízo econômico, o trecho citado tem registrado nos últimos meses, constantes acidades graves, inclusive com vítimas fatais. “São várias as denominações da BR-163, mas a situação dessa estrada tem gerado uma nova nomenclatura entre os usuários. Muitas a estão chamando de ´a rodovia do medo´, comenta a vereadora Ismaili Donassan.

“Desse jeito não pode continuar. A recuperação dessa estrada irá ajudar no desenvolvimento econômico não só de Colíder, mas também de todo o Estado, ainda mais nessa época de crise na economia que estamos enfrentando. Além do mais evita também que outras pessoas possam perder a vida”, finaliza o 4º secretário da Assembléia Legislativa.

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