Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 8 de junho de 2006 16h24


PROBLEMAS DE VISãO SãO AS PRINCIPAIS CAUSAS DA EVASãO E REPROVAçãO ESCOLAR NO BRASIL. DE ACORDO COM DADOS DO CENSO ESCOLAR DE 2005 DO MINISTéRIO DA EDUCAçãO, MAIS DE 55 MIL ESTUDANTES BRASILEIROS POSSUEM BAIXA VISãO E NOVE MIL APRESENTAM ALGUM GRAU DE CEGUEIRA...

Eliene quer exames oftalmológicos nas escolas

Deputado quer diminuir os problemas de visão enfrentados pelos alunos mato-grossenses

LUCIANA CURY / ASSESSORIA DE GABINETE



Problemas de visão são as principais causas da evasão e reprovação escolar no Brasil. De acordo com dados do Censo Escolar de 2005 do Ministério da Educação, mais de 55 mil estudantes brasileiros possuem baixa visão e nove mil apresentam algum grau de cegueira. Em Mato Grosso calcula-se que 10% dos alunos da rede pública possuem algum tipo de problema de visão.

Para reverter esse quadro no Estado, o 4º secretário da Assembléia Legislativa (AL), Eliene Lima (PP) irá apresentar o projeto de lei que autoriza o Governo estadual a realizar exames oftalmológicos nos alunos matriculados na rede de ensino fundamental e médio. O objetivo de acordo com o parlamentar é reduzir os problemas oftalmológicos dos estudantes e evitar que eles tenham dificuldade no aprendizado.

Segundo o projeto, os exames devem ser realizados pelo menos uma vez ao ano e deverão abranger toda comunidade escolar de ensino estadual. Os exames, comenta o parlamentar, visam a identificar as deficiências visuais dos alunos, cabendo aos profissionais oftalmológicos indicar os procedimentos necessários em cada caso detectado. “Muitas crianças e jovens que freqüentam as escolas do Estado têm dificuldade no aprendizado, em função de problemas visuais. Normalmente esses problemas não são constatados por falta de oportunidade oferecida aos alunos, já que seus pais nem sempre têm condições financeiras para possibilitar exames e consultas particulares”, explica o deputado.

O projeto de lei é embasado na recomendação dos oftalmologistas, que afirmam que o ideal é que fossem realizados, no início do ano letivo, exames de visão. Os problemas mais comuns de visão nos alunos é o aparecimento de vícios de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, além do estrabismo e ambliopia.

De acordo com o deputado estadual, ações no sentido de diminuir o problema já vêm sendo feitas por parte do governo. Ele comenta que em abril deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde capacitou profissionais da Saúde e da Educação para que eles aprendam a identificar os alunos com problemas de visão. Porém, Eliene Lima comenta que as ações nessa área precisam ser mais contundentes. “Os professores foram treinados a identificar os alunos que possuem o problema de visão, porém com os exames, o problema é detectado rapidamente e com maior exatidão”, finaliza o parlamentar.

Outras informações Assessoria de Gabinete (65) 3901-6800/ 9976-5753 ou 8122-2207


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com