Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 16 de dezembro de 2005 14h56


Eliene viabiliza obras para Tangará da Serra

Parlamentar vem lutando contra descaso em obras públicas de governos passados

LUCIANA CURY / ASSESSORIA DE GABINETE



Depois de anos de descaso por parte dos governos anteriores, o município de Tangará da Serra (239 km de Cuiabá), terá uma Coordenadoria Regional de Instituto de Medicina Legal (IML). O anúncio foi feito pelo prefeito Julio César Ladeia (PL) e pelo deputado estadual Eliene Lima (PP), parlamentar que intermediou a parceria entre prefeitura e Governo para a realização da obra. O convênio, assinado na tarde de ontem (15) no Palácio Paiaguás, irá facilitar o trabalho dos legistas que, de acordo com o prefeito, trabalhavam em péssimas condições.

Julio Ladeia explica que os funcionários do IML não possuíam um local apropriado para desempenharem suas funções e o único veículo que o órgão possuía havia incendiado. Para remoção de cadáveres os funcionários do órgão emprestavam um veículo do Corpo de Bombeiros do município. “O IML de Tangará da Serra atende as cidades da região e necessitava com urgência da construção de um posto próprio. Tangará cresceu, o volume de trabalho do órgão também, porém a estrutura do Instituto não acompanhou esse processo”, comenta o prefeito, ao participar ontem da solenidade de entrega de 337 viaturas, em Cuiabá, para as polícias Civil e Militar.

De acordo com o deputado Eliene Lima, autor da indicação para a construção do posto do IML, a obra está orçada em R$ 376 mil. Do montante, 80% será pago pelo Estado e 20% pela prefeitura de Tangará da Serra e será iniciada em fevereiro de 2006. A Coordenadoria Regional de Instituto de Medicina Legal será construída no bairro Europa, ao lado da Unidade Mista de Saúde.

O complexo, que atenderá outras 22 cidades da região, terá uma sala de identificação, salas de exames médicos, uma câmara fria com seis gavetas, sala de necropsia e casa de máquinas, além de um veículo próprio.

Esgoto
Além de pôr fim ao problema da precariedade do IML, o Governo e a prefeitura- por meio do convênio - irão promover a reestruturação da rede de esgoto da cadeia pública de Tangará da Serra.Atualmente o esgoto vem causando transtornos aos moradores próximos ao presídio, que além da periculosidade têm de conviver com mau cheiro constante. A área alagada, segundo informação de moradores, é ideal para a propagação de insetos e foco transmissor para outras doenças.

Por meio de um pedido feito pelo deputado estadual Eliene Lima e prefeito, R$ 40 mil serão destinados ao município para que o esgoto seja tampado. De acordo com Julio Ladeia, 60% do valor da de recuperação do esgoto será pago pelo Estado e 40% pela prefeitura.

Mais informações:
Assessoria de Gabinete


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com