Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 9 de maio de 2002 00h00


EMBAIXADOR ALEMãO VISITA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA

Embaixador alemão visita Assembléia Legislativa

Agricultura, desenvolvimento e sucessão presidencial foram temas discutidos

MARIA NASCIMENTO / ALMT



O embaixador da Alemanha no Brasil, Uwe Kaestner, visitou a Assembléia Legislativa onde foi recepcionado pelo vice-presidente da Casa, deputado Nico Baracat (PSB),que representou o presidente Humberto Bosaipo (PL) que se encontrava em viagem. Há seis meses no país, esta é a primeira visita do embaixador Alemão a Mato Grosso que veio cumprir uma agenda de quatro dias no Estado. No final de semana ele vai conhecer o pantanal.

Baracat presenteou o embaixador com um livro sobre a história de Cuiabá e foi retribuído com outro livro sobre Berlim e Bonn, duas das principais cidades daquele país. Kaestner disse que sua visita é importante para avaliar as potencialidades econômicas do estado, criando condições para o surgimento de novos negócios, principalmente do setor privado, nas regiões interioranas do Brasil. “Este ano está agendado um encontro de empresários brasileiros na Alemanha e espero que Mato Grosso esteja representado”.

O embaixador afirmou que seu país comercializa soja e algodão com o Brasil e espera incrementar negócios na agricultura, incluindo a vendas de maquinários. Ele elogiou a iniciativa da Comunidade Européia em se aproximar do Mercosul e disse estar com boa impressão da economia brasileira, que segundo avaliou, “é bem diferente e mais sólida que a da Argentina, que passa por uma grave crise financeira”.

Nico Baracat falou sobre o crescimento da agricultura em Mato Grosso que é atualmente o maior produtor de soja e algodão do país e o segundo maior rebanho bovino. “Acho extremamente positiva a aproximação do Mercosul com a Europa, porque precisamos de alternativas de novos mercados e também de novas parcerias tecnológicas”.

O processo eleitoral no Brasil também motivou as conversas entre o embaixador e o deputado Nico Baracat. Kaestner quis saber a opinião sobre as eleições presidenciais de outubro e se o processo causaria alguma instabilidade no Brasil. Nico ressaltou que estas eleições deverão ocorrer na mais absoluta tranqüilidade e que o país está amadurecendo. “Seja quem for o novo presidente não há porque temer um retrocesso”.

Secretaria de Imprensa
Assessoria de Imprensa do deputado Nico Baracat
Jaime Neto


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com