Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 23 de agosto de 2005 18h33


DIVULGAR O TRABALHO DAS EMPRESAS DE MATO GROSSO QUE CONFECCIONAM ROUPAS COM O ALGODãO PRODUZIDO NO ESTADO. ESSA é A PROPOSTA DA SALA DA MULHER DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE TRABALHO, EMPREGO E CIDADANIA (SETEC) E DO ESPAçO MULHER, DA FAMATO. A IDéIA é MOSTRAR TODO O POTENCIAL ALGODOEIRO DO ESTADO E A IMPORTâNCIA DA CONFECçãO LOCAL, QUE GERA EMPREGO E RENDA...

Empresas mostram roupas feitas com algodão de MT

Desfile de modas Fios de Algodão de Mato Grosso acontece durante a Bienal dos Negócios da Agricultura

ITIMARA FIGUEIREDO / ASSESSORIA DA PRESIDÊNC



Divulgar o trabalho das empresas de Mato Grosso que confeccionam roupas com o algodão produzido no Estado. Essa é a proposta da Sala da Mulher da Assembléia Legislativa em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e do Espaço Mulher, da Famato. A idéia é mostrar todo o potencial algodoeiro do Estado e a importância da confecção local, que gera emprego e renda.

A renda do desfile, que acontece nesta quinta-feira (25), às 20 horas, durante a Bienal dos Negócios da Agricultura, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, será revertida às associações filantrópicas como Apae, ACD (Associação Comunitária de Deficientes - bairro Pedra 90), Pestalose e Centro Especial Wantuil de Freitas.

“É importante que toda a sociedade prestigie mais este evento para que juntos possamos contribuir com as associações que cuidam de crianças carentes”, disse a coordenadora da Sala da Mulher, Roseli Barbosa.

De acordo com a presidente do Sindicato das Industrias dos Vestuários de Mato Grosso (Sinvest), Claudia Fagotti a coleção das empresas que serão mostradas no desfile Fios de Algodão, já foram apresentadas em eventos importantes como a Feira Fashion Rio, no Rio de Janeiro e na Feira Internacional de Moda (Fenite), em São Paulo. “Cada empresa vai mostrar um estilo diferente porque queremos mostrar as potencialidades de Mato Grosso, o quanto a industria cresce no Estado e provar que temos moda”, explicou.

Embora em pequena escala, a presidente informou que Mato Grosso já exportou para o México, Portugal e Argentina. Fato que, segundo ela, contribui para a formalização de novos contatos. “A tendência é que apareçam novas indústrias para fomentar a cadeia produtiva do algodão até a confecção das roupas em Mato Grosso”.

Para a acadêmica de Modas e produtora, Isaura Ribeiro o evento será um momento ímpar para que a população mato-grossense conheça as peças produzidas com a matéria-prima local. Ela lembra que os produtos artesanais têm aceitação garantida no mercado exterior e também nos grandes centros brasileiros. “É hora de mostrar as confecções de Mato Grosso”, destaca, ao acrescentar que além de mostrar o que pode ser feito com a produção algodoeira, ainda fortalece a economia local, com a geração de emprego e renda. “A indústria de vestuário é a segunda que mais emprega. Ela só perde para a construção civil”.

O Espaço Mulher é direcionado a participação das mulheres na produção e apresentação de produtos e itens que melhorem a qualidade de vida e a renda familiar. A Bienal acontece nos dias 24, 25 e 26. Os participantes do desfile terão direito a um show com a Banda da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e coquetel Soupé (salgados e prato quente).

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Presidência


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com