Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 22 de maio de 2006 17h13


Encontro aprova recomendação aos políticos

Jornalistas querem aprovação de Projeto de Lei Complementar que amplia de 11 para 23 as funções a serem desempenhadas por jornalista, entre elas o jornalismo fotográfico e a atividade de relações públicas

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Durante o final de semana que passou cerca de 150 profissionais entre jornalistas e assessores de imprensa estiveram reunidos no auditório da OAB, no 4º Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação. Ao final do encontro os profissionais aprovaram a Carta de Cuiabá, uma recomendação aos representantes parlamentares de Mato Grosso e do Brasil nas esferas estadual e federal e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela aprovação do Projeto de Lei Complementar 079/2004, que atualiza a regulamentação profissional dos jornalistas, ampliando suas funções privativas.

Em função disto, a FENAJ e o Sindicato do Jornalista de Mato Grosso conclama a todos a ampliarem a mobilização junto aos senadores pela aprovação do projeto. Representantes dos jornalistas farão plantão no Senado para acompanhar o debate e votação.

Enquanto isso, aqui em Mato Grosso o Sindicato dos Jornalistas articula uma visita ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) e ao demais parlamentares também para esta terça-feira. A meta é pedir que esses parlamentares e seus partidos trabalhem pela aprovação da matéria. A Assembléia Legislativa foi um dos parceiros do encontro de assessores.

O projeto em questão foi elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), e apresentado originalmente na Câmara dos Deputados em 2003, pelo deputado Pastor Amarildo (PSB-TO). A proposta atualiza de 11 para 23 as funções privativas de jornalistas, incluindo as que hoje são desempenhadas pela categoria, mas não constam da regulamentação profissional aprovada em 1969 (a exemplo da função de assessoria de imprensa e comunicação e de fotojornalismo).

O projeto tem parecer favorável do senador Eduardo Azeredo (PSDB/MG). A aprovação deste Projeto é fundamental para reconhecer diversas funções jornalísticas surgidas nas últimas décadas. Sua aprovação significará não apenas a garantia dos direitos trabalhistas já conquistados pela categoria profissional, como de propiciar à sociedade uma qualidade cada vez maior da informação divulgada.

Além de aprovar a recomendação ao projeto o 4º Encontro de Assessores de Comunicação realizado na OAB em Cuiabá serviu de reencontro da categoria, com caravanas vindas dos municípios de Sinop, Alta Floresta, Alta Araguaia, Campo Novo dos Parecis, Nova Mutum e Tangará da Serra.

Na oportunidade foi feita uma ampla reflexão sobre o tema “Assessoria de Comunicação: mercado promissor” com abordagens de questões presentes no dia-a-dia desses profissionais, como a delicada relação entre as redações e as assessorias, a assessoria política, os desafios dos que montaram suas próprias empresas de assessoria passando da condição de empregado a de empregador, além da função do publicitário e do jornalista no trabalho rotineiro das assessorias.

O 4º Encontro de Jornalistas em Assessoria de Comunicação contou com apoio da OAB, Aprosoja, Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Brasil Telecom, Café Brasileiro, Cemat, Churrascaria Gaúcha, Escola de Comunicação do Comunique-se, Famato, Arquivo Público, Invent – Comunicação Integrada de Marketing, Supermercado Modelo, Senar e Poder Judiciário de Mato Grosso.

Numa realização do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso, a comissão organizadora foi composta também pelos jornalistas Aline Cubas, Alice Matos, Luciane Mildenberger, Juliana Michaela, Aline Romio, Creuza Medeiros, Suzi Bonfim, Jonas Silva e Maria Nascimento.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação da AL
Fones: 3901-6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com