Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 21 de março de 2005 09h33


Entidades se unem na luta pela Paz

Sessão solene apresentou a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2005. Também foi firmado o protocolo de paz, que visa a união de forças no combate à violência. Bairro Pedra 90 será o primeiro a ser contemplado

ITIMARA FIGUEIREDO / SECRETARIA DE IMPRENSA



Conscientizar a população sobre a importância dos valores familiares e religiosos na tentativa de propagar a paz mundial – objetivo da 41ª Campanha da Fraternidade Ecumênica 2005, foi tema da sessão solene realizada na Assembléia Legislativa na última quinta-feira (17), a pedido do deputado Carlos Brito (PPS). Entre as ações implementadas está o lançamento do protocolo “Território de Paz”, no bairro Pedra 90, local de alto índice de violência, em Cuiabá. O documento foi assinado durante a solenidade no Plenário Oscar Soares.

O deputado explicou que os Poderes Públicos municipal e estadual juntamente com as Igrejas, sociedades civil organizada e Polícia Militar desenvolverão uma série de ações no Pedra 90 de maneira articulada, para que até o final do ano haja uma queda significativa da violência no local. A idéia é somar forças num trabalho complementar no combate às drogas e reestruturação das famílias, por exemplo. “Se agirmos juntos vamos ter muito mais sucesso no combate à violência”, afirmou.

“Queremos com isso dar amplitude a esse esforço da Igreja Católica e das Evangélicas que compõem o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic)”, disse Brito, ao complementar que a união dessas igrejas busca os pontos de convergências e seus pontos comuns para propagar a paz.

Conforme o parlamentar, se não fossem as ações sociais realizadas pelas Igrejas a situação social seria muito mais grave. Além disso, a fé e a religião promovem a pessoa humana. “Quanto mais fraternidade e solidariedade, com certeza mais paz a população terá”, defendeu.

“O berço da paz é a família”, disse o arcebispo de Cuiabá, Dom Milton dos Santos que apresentou um bebê como o símbolo da Paz.

O deputado Carlos Brito argumentou que a Assembléia Legislativa pode intervir no combate à violência ao promover uma legislação mais justa com vistas à preservação do interesse da maioria. “As instituições devem estar a serviço da coletividade e não de grupos na organização social do país”.

De acordo com a vice-prefeita, Jacy Proença (PSB) a Prefeitura de Cuiabá trabalha em parceira com as Igrejas ao promover a iluminação pública e limpeza dos bairros e terrenos baldios na cidade. Ela assegurou uma participação ainda mais firme por meio da Secretaria de Municipal de Defesa e Cidadania que será instalada no próximo mês de junho e instituirá a Guarda Municipal – que tem caráter preventivo. “A promoção de orientação também tem grande importância nesse contexto”, avaliou.

Também participaram do evento os pastores Ivo Schoenherr, presidente do Conic e Horst Musskops, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. O deputado Eliene Lima (PSB); o major Zózima, gerente da Rede Cidadã; o coordenador da Campanha da Fraternidade, Luiz Lopes e o capitão Zerli Celestino da Silva, comandante da Polícia Comunitária do bairro Pedra 90.

Campanha

Ao considerar um grande avanço a apresentação da Campanha da Fraternidade 2005- Ecumênica na Assembléia Legislativa, cujo tema é “Solidariedade e Paz” e o lema “Felizes os que promovem a Paz”, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Cuiabá, Dom Milton dos Santos disse que é preciso que a população perceba que a paz é o resultado de solidariedade. E, que a Educação é uma medida preventiva.

“Temos que somar esforços para combater a violência. A paz precisa ser o ar que respiramos”, afirmou, ao cobrar ações concretas por parte dos Poderes.

Dom Milton lamentou a situação dos presídios e afirmou que as cadeias públicas não reeducam. Mesmo assim, ele considera que com a união de todos a paz é possível. A campanha do desarmamento realizada desde o ano passado teve o apoio da Igreja. Ele defende a instituição de leis que proíbam a fabricação de armas. O resgate dos valores familiares também é considerado uma ferramenta importante à propagação da paz mundial. Dom Milton elencou a violência contra a mulher, às crianças e pessoas idosas que cresce aceleradamente. Além desses, segundo ele, a situação também se agrava no trânsito – que está entre os itens que mais mata.

“A constituição da Paz é como o efeito dominó que engloba o fator educação. As Igrejas se unem para fazer a sua parte conscientizando a sociedade porque é preciso que a paz realmente aconteça".

O evento é deste ano é uma continuidade da campanha realizada em 2000, a primeira campanha Ecumênica. São sete Igrejas Cristãs reunidas num mesmo ideal. Somente em Cuiabá são quatro. Dom Milton antecipou que a de 2010 também será ecumênica.

“As Igrejas uniram as forças com um mesmo ideal: o de mostrar os valores às pessoas. A idéia é englobar todos os segmentos com o compromisso de criar paz em toda a sociedade”, definiu o coordenador Geral da Associação de Direito Pontifício Arautos do Evangélio em Cuiabá, Celso Militão. A entidade é ligada a Roma.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9952-1211/ 9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com