Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 21 de março de 2005 16h48


CONTINUANDO COM A APRESENTAçãO DE DADOS SOBRE A áGUA DOCE NO PLANETA, O DEPUTADO HUMBERTO BOSAIPO (PFL) INFORMA QUE EXISTE QUATRO VEZES MAIS áGUA NA ATMOSFERA DO QUE EM TODOS OS RIOS. E QUE, DE TODA áGUA DOCE, APENAS 0,36% é MAIS FACILMENTE UTILIZáVEL PELO HOMEM. ASSIM, SEGUNDO O DEPUTADO O BRASIL PODE INGRESSAR NO TERCEIRO MILêNIO COMO MEMBRO DO CRESCENTE GRUPO DAS NAçõES ATINGIDAS PELA FALTA DE áGUA...

Escassez pode afetar o Brasil

Mato Grosso possui parte do aqüífero Guarani que abrange uma área aproximada de 1,2 milhões de quilômetros quadrados e está localizado nos territórios da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai

ADEILDO LUCENA / SECRETARIA DE IMPRENSA



Continuando com a apresentação de dados sobre a água doce no planeta, Bosaipo informa que existe quatro vezes mais água na atmosfera do que em todos os rios. E que, de toda água doce, apenas 0,36% é mais facilmente utilizável pelo homem. Assim, segundo o deputado o Brasil pode ingressar no terceiro milênio como membro do crescente grupo das nações atingidas pela falta de água.

A malha hídrica brasileira, que tem 8% da água doce de todo o mundo, já está seriamente ameaçada pelo crescimento industrial, pela expansão demográfica e da área agricultável registrada nos últimos 30 anos. “Hoje a escassez de água não é registrada apenas no Nordeste, como no passado, mas também nas regiões com maior densidade demográfica, tais como: São Paulo e Rio de Janeiro”.

Em seguida, pergunta: “Em Mato Grosso, qual é a situação?” E ele próprio responde: “Possuímos 3 grandes Bacias Hidrográficas: Amazônica ( 69%); Araguaia-Tocantins(12%); e Paraguai (19%). Rios de importância nacional, tais como o Paraguai e Araguaia, possuem suas nascentes em nosso Estado, aumentando em muito nossa responsabilidade em conservá-los. Essas bacias possuem todos os tipos de problemas: poluição, assoreamento, erosão, desmatamento de nascentes,etc.”

O parlamentar do PFL informa ainda que em Mato Grosso encontramos parte do aqüífero Guarani que abrange uma área aproximada de 1,2 milhões de quilômetros quadrados e está localizado nos territórios da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Da área total do aqüífero, ocorrem 71% no Brasil, 19% na Argentina, 6% no Paraguai e 4% no Uruguai. Relativamente aos territórios nacionais, estas áreas significam, respectivamente, 19% da Argentina, 10% do Brasil, 6% do Paraguai e 4% do Uruguai.

O aqüífero Guarani é talvez o maior reservatório de água doce do mundo. Além de águas, em geral, de boa qualidade, ressalta-se o potencial energético termal dos recursos do mesmo. Esses recursos têm sido utilizados para usos diversos como abastecimento público, industrial, irrigação, calefação e recreação. Entretanto, num cenário de usos crescentes, os diversos países identificam a necessidade de um arcabouço mais adequado à gestão sustentável desses recursos.

A extensãoda reserva:Brasil:840 mil
km2Paraguai:58,5 mil km2Uruguai:58,5 mil
km2Argentina:255 mil km2TOTAL:1,2 milhão km2

O aqüífero Guarani com seus 45 trilhões de metros cúbicos de água, ele teria capacidade para encher várias vezes os 29 bilhões de metros cúbicos do lago de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do mundo.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9952-1211/ 9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com