Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 15 de julho de 2004 14h28


SERVIDORES DAS CâMARAS MUNICIPAIS DE GUIRATINGA, GENERAL CARNEIRO, NORTELâNDIA, RONDONóPOLIS, ALTO TAQUARI, CAMPO NOVO DO PARECIS, DOM AQUINO, NOVA CANAã DO NORTE, INDIAVAí, NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, ITIQUIRA, JUARA E RESERVA DO CABAçAL RECEBEM ESTA SEMANA, O TREINAMENTO BáSICO EM INTERLEGIS (TBI)...

Escola do Legislativo da AL-MT treina nova turma

O treinamento é oferecido pela Escola do Legislativo “Deputado Oscar da Costa Ribeiro” em parceria com o Programa Interlegis, vinculado ao Senado Federal, que integra Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais de todo o pa&#

HAROLDO ASSUNÇAO / ASSESSORIA DA ESCOLA DO



Servidores das Câmaras Municipais de Guiratinga, General Carneiro, Nortelândia, Rondonópolis, Alto Taquari, Campo Novo do Parecis, Dom Aquino, Nova Canaã do Norte, Indiavaí, Nossa Senhora do Livramento, Itiquira, Juara e Reserva do Cabaçal recebem esta semana, o Treinamento Básico em Interlegis (TBI).

O treinamento é oferecido pela Escola do Legislativo “Deputado Oscar da Costa Ribeiro” em parceria com o Programa Interlegis, vinculado ao Senado Federal, que integra Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais de todo o país ao Congresso Nacional, via internet e tecnologia de videoconferência.

O principal objetivo do TBI é familiarizar os servidores das Casas Legislativas ao Programa de Integração Legislativa, desenvolvido pelo Interlegis. Matérias como introdução ao microcomputador, ao windows, a internet, ao Linux - software livre que deverá ser futuramente a plataforma operacional da maioria das Casas Legislativas do Brasil -, entre diversos outros temas de interesse tecnológico serão tratados pelos professores Benedito Paes Sobrinho, Lígia Ribeiro, Alessandra Félix e Inara Ferrer, todos da Escola do Legislativo.

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), voltado à automatização, organização e transparência do trâmite legal de projetos e demais procedimentos, é outro tema importante - que será abordado pelo gerente de Interlegis da Assembléia Legislativa, Humberto Sobrinho. Da primeira turma - que recebeu o treinamento na semana passada - participaram servidores das Câmaras Municipais de Acorizal, Alto Araguaia, Alto Paraguai, Barra do Bugres, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Chapada dos Guimarães, Colíder, Cotriguaçú, Cuiabá, Diamantino e Poconé.

DESCENTRALIZAÇÃO - O diretor-executivo do Programa Interlegis, Victor Guimarães Vieira, e o diretor-adjunto, Eraldo Paiva, deram início ao treinamento da segunda turma em Mato Grosso, por meio de videoconferência, diretamente da capital federal. Ele informou que desde de 2002, quando foi criado o TBI, já foram treinados 1.121 alunos dos 27 estados brasileiros - só este ano já receberam o treinamento 64 alunos, nos estados do Espírito Santo (54) e no Mato Grosso (10).

Após o pronunciamento de Guimarães Vieira, o gerente de Interlegis na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Humberto Sobrinho, parabenizou a iniciativa, falou sobre a descentralização do TBI no estado e disse que esse método adotado pelo Interlegis aumentará a inclusão digital nas Casas Legislativas do Brasil. “Esse curso oferecido pelo Programa tem beneficiado os deputados e vereadores, bem como servidores das Casas, para que exerçam suas funções com mais êxito, possibilitando maior agilidade e aperfeiçoamento nos trabalhos legislativos”, sintetizou Sobrinho.

Maiores Informações: 613-2563 / 9974-0170
ou nos site www.escola.al.mt.gov.br e www.interlegis.gov.br
Haroldo Assunção, assessor da Escola do Legislativo


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com