Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 14 de agosto de 2007 11h39


COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR MãO DE OBRA QUALIFICADA AOS SERVIDORES DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, A ESCOLA DO LEGISLATIVO IMPLANTOU DOIS NOVOS CURSOS. A PARTIR DE AGORA, OS FUNCIONáRIOS E SEUS DEPENDENTES TERãO ACESSO àS AULAS DE ESPANHOL E ITALIANO

Escola do Legislativo inaugura cursos

Cursos de Espanhol e Italiano são implantados com intuito de preparar servidores para os desafios do mercado de trabalho

REDAÇÃO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Com o objetivo de proporcionar mão de obra qualificada aos servidores da Assembléia Legislativa, a Escola do Legislativo implantou dois novos cursos. A partir de agora, os funcionários e seus dependentes terão acesso às aulas de espanhol e italiano.

Na tarde de ontem (13), a professora Silvana Teixeira ministrou a primeira aula de espanhol. A matéria será ministrada duas vezes por semana. O aluno pode optar entre o espanhol básico e o avançado.

De acordo com a professora, o curso é gratuito e semestral com a duração de dois anos, sendo dividido em quatro níveis. “Iniciamos com o nível básico. Em seguida, teremos o intermediário e na seqüência o avançado e a conversação. Dentro desses níveis desenvolvemos as quatro competências, que é comunicar, ler, escrever, falar e ouvir”, explicou Silvana.

A diretoria da escola explica que desde o primeiro dia de aula os estudantes são estimulados à produção lingüística, objetivando interação com os colegas. O aluno Leovegildo Gonçalves da Silva, servidor da AL há mais de 10 anos, matriculou-se para aprender um pouco mais a língua espanhola. “Resolvi fazer o curso primeiramente porque gosto e depois porque o sistema de mercado nos obriga a falar mais de um idioma”, analisou.

O servidor Carlos Henrique de Oliveira, mais conhecido como “sorriso negro”, disse que gostou muito do primeiro dia de aula. “Por quase cinco anos eu morei na Espanha. Foi um período bastante difícil, tive que aprender a pronúncia básica para não morrer de fome. Por isso, quando surgiu à oportunidade de matricular-me no curso não pensei duas vezes”, relatou.

Durante a cerimônia de implantação, o diretor e professor da escola, Ataíde Pereira chamou a atenção para que os matriculados fiquem atentos às exigências do mercado de trabalho. “Vocês têm que estar devidamente preparados. Se vocês forem bons, buscarem constante aperfeiçoamento, com certeza o aproveitamento será automático”, alertou.

Ainda na instalação do curso, o professor da disciplina de Italiano, Renato Augusto Azevedo destacou que vai iniciar sua 2ª turma de idioma italiano. “Tenho uma média de 15 alunos já matriculados. Percebo que a oportunidade faz com que as pessoas sintam vontade de aprender. O curso de italiano tem boa aceitação entre os servidores. Talvez porque envolva a questão emocional, o Brasil ao longo da história foi grande acolhedor de imigrantes italianos. De uma, certa forma, isso ainda influencia”, finalizou professor Renato.

Mais informações
Secretaria de Comunicação
Fones: 3901-6310/ 6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com