Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 11 de agosto de 2008 09h58


O DEPUTADO ESTADUAL GUILHERME MALUF (PSDB/BLOCO INDEPENDENTE) APRESENTOU PROJETO DE LEI QUE DISPõE SOBRE A INSTITUIçãO DO ‘DIPLOMA MATO GROSSO BEM EDUCADO’ COM O OBJETIVO DE DISTINGUIR HOMENAGEAR A ESCOLA PúBLICA QUE OBTIVER MELHOR DESEMPENHO NAS AVALIAçõES PERIóDICAS DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAçãO BáSICA (IDEB). DE ACORDO COM O PARLAMENTAR A QUALIFICAçãO DO ENSINO PúBLICO E A ERRADICAçãO DO ANALFABETISMO SãO CONQUISTAS QUE DEVEM OCORRER EM NOSSA

Escolas públicas de MT serão reconhecidas com diploma

Através de um projeto de lei, Guilherme Maluf quer instituir o ‘Diploma Mato Grosso Bem Educado’, a ser entregue à instituição com bom desempenho no IDEB

DANIELLE CUNHA / ASSESSORIA DE GABINETE



O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB/Bloco Independente) apresentou projeto de lei que dispõe sobre a instituição do ‘Diploma Mato Grosso Bem Educado’ com o objetivo de distinguir homenagear a escola pública que obtiver melhor desempenho nas avaliações periódicas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). De acordo com o parlamentar a qualificação do ensino público e a erradicação do analfabetismo são conquistas que devem ocorrer em nossa sociedade.

Avanços significativos são notórios, como por exemplo, o fato de Mato Grosso ter atingido em 2007 a meta que estava prevista para ser alcançada somente em 2009. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, Mato Grosso obteve 4,4, que era de 3,6 em 2005. O desempenho melhorou também nas séries finais do Ensino Fundamental, saindo Mato Grosso de 3,1, em 2005 para 3,8 agora em 2007.

O Estado melhorou sua condição no ranking do IDEB, conseguindo posições de grande importância. Em relação aos anos iniciais do Ensino Fundamental, passou de 12º lugar em 2005 para 9º lugar em 2007, por exemplo.

“Sabemos que estes números não são ideais, mas colocam Mato Grosso acima de algumas médias nacionais. Dessa forma o Estado ostenta estar acima da média nacional e os índices nas escolas apresentaram significativas melhoras”, destacou o deputado.

Maluf disse ainda que em Cuiabá a materialização desse sucesso já está acontecendo, mostrando que o ensino fundamental ofertado pelo município possui números que atendem plenamente os propósitos apresentados pelas autoridades educacionais brasileiras.

O maior destaque desse contexto, na capital, ficou com a Escola Municipal de Ensino Básico 08 de Abril, no bairro Carumbé, onde, em 2005, a taxa de aprovação/indicador de rendimento 0,98 e em 2007 0,97. No IDEB, em 2005, a instituição obteve o índice 4,4 e em 2007, 5,2, além de na prova Brasil, em 2005, a nota padronizada igual a 4,49 e em 2007 5,41.

“No propósito de incentivar e reconhecer publicamente o grande desempenho das escolas que tiverem melhor atuação nas avaliações do IDEB, que apresentamos esse projeto. Também, para que os alunos reconheçam a importância da educação dentro da sociedade”, finalizou Guilherme Maluf.

Mais informações:
Assessoria de Gabinete
9963-0066 / 3901-6745


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com