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Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 6 de agosto de 2008 14h11


DESDE QUE FOI CRIADO NAS DEPENDêNCIAS DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, O ESPAçO CIDADANIA DENOMINADO PAPA JOãO PAULO II TEM APRESENTADO EVOLUçãO NO ATENDIMENTO àS PESSOAS QUE BUSCAM PELOS SERVIçOS PúBLICOS. O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, SéRGIO RICARDO (PR) COMEMOROU O RESULTADO POSITIVO OBTIDO PELOS óRGãOS DO GOVERNO QUE CONGREGAM O ESPAçO CIDADANIA. "A FUNçãO LEGISLATIVA é BUSCAR SOLUçãO PARA OS PROBLEMAS DA SOCIEDADE E ESTAMOS FAZENDO

Espaço Cidadania atinge 6.492 atendimentos

SID CARNEIRO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Desde que foi criado nas dependências da Assembléia Legislativa, o Espaço Cidadania denominado Papa João Paulo II tem apresentado evolução no atendimento às pessoas que buscam pelos serviços públicos.

O presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Ricardo (PR) comemorou o resultado positivo obtido pelos órgãos do governo que congregam o Espaço Cidadania. "A função legislativa é buscar solução para os problemas da sociedade e estamos fazendo isso a cada dia com eficácia na tentativa de devolver aos cidadãos os seus direitos constitucionais", disse Sérgio.

De acordo com coordenador geral do Espaço Cidadania, Benedito Kleber Santos Figueiredo, o Binho- como é conhecido, o Espaço Cidadania dispõe de postos de órgãos como a Defensoria Pública do Estado, Ministério do Trabalho, Sejusp/Politec e TRE que ajudam a desafogar, além de desburocratizar as demandas nas sedes dos órgãos do governo. "Temos apresentado uma receptividade muito rápida da sociedade em relação à prestação desses serviços, que às vezes é moroso devido à demanda", explicou Binho.

De acordo com relatório de atendimento apresentado, o Espaço Cidadania fechou o primeiro semestre com um saldo positivo. No caso da Defensoria Pública foram registrados 614 atendimentos e realizados seis acordos de ações impetradas na Justiça por meio do órgão. A Defensoria também encaminhou 473 ofícios e realizou seis atividades judiciais, propôs 205 ações e teve 345 agendamentos de primeiro atendimento, num total de 1.758.

Outro serviço em destaque foi do Ministério do Trabalho, com 856 emissões de carteiras de trabalho, 163 consultas ao CPF, recolhimento de 67 Guias do IPVA, totalizando 1.056 atividades.

A Sejusp/Politec é outro setor do governo que teve grande procura pela sociedade. Neste caso, o órgão registrou 1.803 atendimentos para a retirada da primeira via da carteira de identidade e 452 para a segunda via do documento, 130 certidões de antecedentes criminais, que totalizou em 2.385 atendimentos.

O Espaço Cidadania realizou ainda, 1.192 mutirões para a primeira via da Carteira de Identidade. Ou seja, uma geral de 3.577 ações na prestação dos serviços.

Pelo TRE o Espaço Cidadania teve a procura de várias pessoas interessadas no alistamento eleitoral, transferência de domicilio eleitoral, revisões e segunda via do documento, além de recorrer ou pagar multas. O alistamento foi de 26 emissão de certidões, 14 transferência, 22 revisões 14 2ª vias, 19 multas, 10 certidões.

Ao todo, o Espaço Cidadania registrou 6.492 atendimentos e serviços prestados neste período entre janeiro a junho deste ano. "É gratificante obter esses resultados que mostram o empenho da Assembléia em querer ajudar tantas pessoas que real mente precisa desse tipo de ação", disse Binho.

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