Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 9 de março de 2005 15h37


LIDERANçAS FEMININAS DO MEIO POLíTICO DE MATO GROSSO SE UNEM PARA DESENVOLVER AçõES E PRIORIZAR POLíTICAS EM PROL DAS MULHERES DO ESTADO. A PROPOSTA é CRIAR UMA AGENDA UNIFICADA EM PARCERIA ENTRE CâMARA DE VEREADORES DE CUIABá REPRESENTADA PELA PRESIDENTE, CHICA NUNES (PSDB), A VICE- PREFEITA DA CAPITAL, JACY PROENçA (PSB), A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA E OUTROS SEGMENTOS ORGANIZADO PARA GARANTIR ESPAçO AS MULHERES EM TODOS OS SETORES SOCIAIS...

Espaço para Mulheres empreendedoras de MT

ADRIANE RANGEL / SECRETARIA DE IMPRENSA



Lideranças femininas do meio político de Mato Grosso se unem para desenvolver ações e priorizar políticas em prol das mulheres do Estado. A proposta é criar uma agenda unificada em parceria entre Câmara de Vereadores de Cuiabá representada pela presidente, Chica Nunes (PSDB), a vice- prefeita da Capital, Jacy Proença (PSB), a Assembléia Legislativa e outros segmentos organizado para garantir espaço as mulheres em todos os setores sociais.

“O objetivo da agenda é obter um maior espaço para mulheres na sociedade e na política”, afirmou a vice-prefeita Jacy Proença que esteve, participando juntamente com a presidente da Câmara, Chica Nunes, do Programa Pela Ordem na TV Assembléia, canal 36, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Na entrevista a Chica Nunes defendeu um maior espaço junto ao Executivo municipal a ser ocupado pelas mulheres. Mesmo com a participação crescente, o sexo feminino ainda é minoria nos parlamentos municipais, estaduais e federais. “Acredito que até 2006 poderemos ter esse espaço das mulheres bem mais amplo. A união de todos é muito importante para o fortalecimento das mulheres”.

Nunes ressaltou que existe muita descriminação contra mulher, especialmente na área pública. “Existe muita discriminação em relação aos companheiros homens, onde as mulheres ganham menos apesar de serem capacitadas tanto quanto e em sua maioria terem curso superior”, frisou.

A vice- prefeita observou que apesar do governo estadual sinalizar algumas mudanças de cultura, em relação às mulheres, existe muito preconceito em relação à atuação delas na área profissional. “As pesquisas revelam que no estado existimos em maior número do que os homens. No entanto, o maior índice de desempregados são do sexo feminino”, ressaltou. Outro ponto destacado por Jacy trata da questão salarial. Num mesmo cargo, as mulheres ganham até 30% menos que os homens. “É uma realidade que precisa ser mudada. Somos a maioria no País e merecemos ser tratadas com igualdade”.

Dentre as ações da Prefeitura de Cuiabá que beneficiam as mulheres, Proença citou a educação saúde, cultura e geração de emprego e renda como as metas a serem atingidas. Ainda nesta semana será lançado um programa de qualificação da mulher para que a categoria possa atuar na área de interesse. A meta é conseguir a liberação de empréstimos por meio do Banco de Povo.

Proença destacou também que foi instalada dentro da prefeitura uma estrutura, que foca a questão da mulher. “Vamos organizar uma diretoria de políticas especiais que contempla uma coordenadoria de políticas para as mulheres e também para a população negra que é a maioria no nosso município”. Outro assunto abordado foi à questão da violência contra mulher, a presidente da Câmara sugeriu que em Cuiabá se construa mais uma casa de retaguarda e uma outra delegacia da mulher para atender a demanda. Segundo Proença dentro do planejamento estratégico da prefeitura vão ser realizadas ações emergenciais junto com a secretaria de mulher onde resultara na construção do Centro de Referência da mulher. “Esse centro servira para esse trabalho de orientação jurídica, e psicológicas e uma perspectiva de vida diferenciada, dentre outros”.

Mais Informações Secretaria de Imprensa da Assembléia Legisaltiva Fones: 613-2553/2597 A vereadora Chica Nunes ressaltou que dentre as ações em prol da mulher a Câmara inaugurou a Sala da Mulher que vai servir de ambiente para que elas possam se encontrar discutir problemas e definir sugestões de políticas públicas voltadas às mulheres. “Nesse projeto vamos atender todas as mulheres, onde receberemos todos os tipos de mulheres as mulheres”.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com