Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 19 de janeiro de 2005 10h33


NO PRIMEIRO BIMESTRE DE 2005, A REGIãO SUL DO ESTADO GANHARá DOIS NOVOS CENTROS MéDICOS, UM PARA TRATAMENTO E RECUPERAçãO DE ÁLCOOL E DROGAS (CTR) E OUTRO INTEGRADO DE ATENçãO PSICOSSOCIAL (CIAP). TAIS SERVIçOS IRãO FUNCIONAR NAS DEPENDêNCIAS DO HOSPITAL SANTA MARIA BERTILA DE GUIRATINGA (MT), A 330 KM DA CAPITAL, QUE ESTá EM PROCESSO DE ESTADUALIZAçãO...

Estado compra hospitais em Guiratinga

Intermediação de Carlos Brito garante instalação de centros médicos e manutenção de serviços de saúde

ELAINE RESENDE / ASSESSORIA DE GABINETE



No primeiro bimestre de 2005, a região Sul do Estado ganhará dois novos centros médicos, um para Tratamento e Recuperação de Álcool e Drogas (CTR) e outro Integrado de Atenção Psicossocial (CIAP). Tais serviços irão funcionar nas dependências do Hospital Santa Maria Bertila de Guiratinga (MT), a 330 km da capital, que está em processo de estadualização.

Referência por 34 anos na assistência médica à região Sul do Estado, o Hospital Santa Maria Bertila, construído pela congregação católica Salesiana e atualmente administrado pelos Fransciscanos, sofreu queda significativa de atendimento na última década.

Dentre os motivos apontados pelo ex-diretor da unidade, Ernesto de Sousa Silva, está a redução de Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs), emitidas pelo Sistema Único de Saúde, a dificuldade de financiamento, uma vez que a entidade é filantrópica, e também o custeio do quadro funcional.

Com dois pisos e capacidade para 240 leitos, o Santa Maria Bertila atenderá, de forma descentralizada, a pacientes em recuperação e desintoxicação de álcool e drogas de todo o pólo regional.

A aquisição do Hospital foi intermediada pelo deputado estadual Carlos Brito (sem partido), que a formalizou em indicação parlamentar apresentada na penúltima sessão plenária do ano, de terça-feira.

Osvaldo Cruz - O secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado, assegurou ao deputado Carlos Brito que até janeiro o governo celebrará convênio com o prefeito eleito de Guiratinga, Hélio Goulart (PFL), para aquisição e municipalização do Hospital Osvaldo Cruz.

A aquisição, adequação e municipalização do Hospital Osvaldo Cruz possibilitará que essa unidade de saúde, a cerca de dez anos instalada no município, atenda a demanda da população local. Atualmente, o Osvaldo Cruz, que é da iniciativa privada, também sofre com a gradativa falta de financiamento e com a conseqüente redução do quadro funcional e de atendimentos.

Mais informações:
Assessoria de imprensa Gabinete Deputado Estadual Carlos Brito (sem partido)
Fones:613-2610/8403-5470


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com