Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 7 de março de 2005 14h16


MULHERES MATO-GROSSENSES, E QUE MULHERES! ESSE é O TEMA DA EXPOSIçãO QUE COMEçA HOJE (08), NO SAGUãO DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, ORGANIZADA PELO INSTITUTO MEMóRIA, SOB COMANDO DA SECRETáRIA ISIS CATARINA BRANDãO. A EXPOSIçãO HOMENAGEIA CERCA DE 30 MULHERES, PERSONAGENS QUE SE DESTACARAM DE ALGUMA FORMA NA HISTóRIA DE MATO GROSSO ENTRE 1.770 E OS DIAS ATUAIS. NEM TODAS SãO MATO-GROSSENSES DE NASCIMENTO, MAS FOI NO ESTADO QUE ELAS SE DESTACARAM E SE REALIZARAM...

Exposição na Assembléia homenageia mulheres

Nem todas são mato-grossenses de nascimento, mas foi no estado que elas se destacaram e se realizaram. O público poderá visitar a exposição até o dia 18 de março, das 8h às 18 horas

VALÉRIA CRISTINA / SECRETARIA DE IMPRENSA



Mulheres mato-grossenses, e que mulheres! Esse é o tema da exposição que começa hoje (08), no saguão da Assembléia Legislativa, organizada pelo Instituto Memória, sob comando da secretária Isis Catarina Brandão. A exposição homenageia cerca de 30 mulheres, personagens que se destacaram de alguma forma na história de Mato Grosso entre 1.770 e os dias atuais. Nem todas são mato-grossenses de nascimento, mas foi no estado que elas se destacaram e se realizaram, segundo ressalta Isis. O público poderá visitar a exposição até o dia 18 de março, das 8h às 18 horas.

Há oito anos o Instituto Memória da Assembléia realiza essa exposição que também já teve caráter itinerante, acontecendo em locais como escolas públicas e nos Correios. A iniciativa surgiu em 1998, quando a então deputada estadual Serys Marli (PT) realizou uma sessão solene em comemoração ao Dia da Mulher. “De lá para cá a exposição só vem crescendo. Nossa intenção é homenagear aquelas mulheres pioneiras, que avançaram no tempo e se posicionaram nunca se apegando a preconceitos ou imposições da sociedade em qualquer tempo”, frisa Isis.

As mulheres retratadas na exposição viveram (e vivem) no espaço de tempo que vai desde Tereza de Benguela, líder quilombola do século 18, até a senadora Serys Marli. Nessa história estão incluídas outras personagens como Zulmira Canavarros , que fundou o primeiro clube feminino (1928), depois o Mixto Esporte Clube e a rádio A Voz do Oeste; Ligia Borges Figueiredo, primeira prefeita eleita no Brasil (1946, Rosário Oeste); May do Couto, primeira presidente da Câmara Municipal de Cuiabá (1965); e muitas outras.

Conforme Isis, a exposição é muito importante para mostrar à população em geral mulheres que, apesar de terem destaque na história de Mato Grosso, não são conhecidas do grande público. O Instituto Memória está buscando inclusive um outro espaço, além do saguão da Assembléia, para também mostrar a sua exposição.

Maiores Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
613-2597/613-2553


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com