Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 27 de abril de 2005 15h44


VISANDO GARANTIR INTEGRIDADE FíSICA AOS TAXISTAS, ESPECIALMENTE àQUELES QUE TRABALHAM NO PERíODO NOTURNO, A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA DO ESTADO APRECIA O PROJETO DE LEI QUE CRIA O PROGRAMA DE SEGURANçA SOLIDáRIA, NUMA PARCERIA ENTRE MOTORISTAS DE TáXI...

Fabris defende segurança para taxistas

O projeto vai funcionar num sistema de parceria entre motoristas e órgãos de Segurança, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil

FERNANDA BORGES / SECRETARIA DE IMPRENSA



Visando garantir integridade física aos taxistas, especialmente àqueles que trabalham no período noturno, a Assembléia Legislativa do Estado aprecia o projeto de lei que cria o Programa de Segurança Solidária, numa parceria entre motoristas de táxi e a as Secretaria de Segurança Pública e Justiça.

O projeto, de autoria do deputado Gilmar Fabris (PFL) funcionará num sistema de parceria entre motoristas e órgãos de Segurança, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil, por meio de centrais de rádios das cooperativas associações, sindicatos e demais entidades que congreguem profissionais de táxis por meio de sistema de radioescuta.

Em contrapartida, interligado ao sistema estará o Centro de Informações e Operações da Segurança Pública- CIOSP, permitindo a troca de informações entre as partes. O sistema não deve acarretar nenhuma despesa ao Estado, porque se enquadrará no já existente nas cooperativas da classe dos taxistas- denominadas ‘radiotaxi’.

A dinâmica de trabalho é simples e pode garantir segurança da categoria. Os taxistas relatam por intermédio da central, se algo dá errado durante a corrida enquanto o CIOSP se encarrega de avisar aos motoristas possíveis ocorrências que obstaculizem o trânsito ou coloquem risco a vida do trabalhador.

“O conceito de policiamento ostensivo moderno prevê o policiamento permanente e solidário, onde o crime é dificultado porque as pessoas colaboram umas com as outras nos mais diversos setores”, justificou Fabris.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9952-1211/ 9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com