Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006 14h02


O DEPUTADO GILMAR FABRIS (PFL) APRESENTOU PROJETO DE LEI QUE AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CRIAR E INSTALAR O CAMPUS DA UNEMAT NO MUNICíPIO DE ITIQUIRA. DE ACORDO COM O DEPUTADO, A INSTALAçãO DO CAMPUS REPRESENTARá A REALIZAçãO DOS ANSEIOS DAQUELA POPULAçãO...

Fabris defende Unemat para Itiquira

Deputado lembra que a universidade irá contribuir para melhorar a qualidade de mercado de trabalho local

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O deputado Gilmar Fabris (PFL) apresentou projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar e instalar o campus da Unemat no município de Itiquira. De acordo com o deputado, a instalação do campus representará a realização dos anseios daquela população.

“Com isso vai contribuir para melhorar a qualidade de trabalho a qualidade do mercado de trabalho local e possibilitará aos trabalhadores jovens e adultos a graduação sem que precisem migrar para grandes centros em busca de formação”, explicou o parlamentar.

Com uma população estimada em 14 mil habitantes, sendo 8.266 eleitores, Itiquira é hoje um município promissor com uma economia forte, estruturada na pecuária, produção de grãos, comércio e turismo, estando também em recente pesquisa, entre os municípios com maior PIB no Estado.

Histórica - Muitos fatos históricos se relacionam ao rio Itiquira, que dá nome ao atual município. Pelo local onde está a sede municipal passou em expedição exploradora do rio Garças, o sertanista Antonio Cândido de Carvalho, ainda em 1894.

Segundo dados da Associação Mato-grossense dos Municípios, na região que hoje compreende o sítio urbano de Itiquira, a exploração econômica do diamante teve início em 1932, com uma corrutela garimpeira de ruas tortuosas e vida agitada.

Os garimpeiros exploraram de forma intensa os garimpos Goiabeira e Cavouqueiro. Quando descobriram diamantes no Vale do Ribeirão das Velhas, além de riquezas, a maioria encontrou a morte. Um surto de malária, de caráter malígno e epidêmico, dizimou a população garimpeira de Itiquira.

O povoado firmou-se e passou a ser conhecido por Vila do Itiquira. Em 1937, uma lei estadual reservou área de 3.600 hectares para instalação oficial do patrimônio. Era o começo da vida organizada na Vila do Itiquira. Não demorou muito e o lugar tornou-se Distrito de Paz. O município de Itiquira foi criado pela Lei nº 654, de 01 de dezembro de 1953.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310/6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com