Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 21 de janeiro de 2005 16h10


Fabris quer reserva de casas para domésticas

O deputado defendeu o direito de moradia digna para essa classe trabalhadora, sofrida e ignorada

CECÍLIA GONÇALVES / SECRETARIA DE IMPRE



Com objetivo de beneficiar as empregadas domésticas, o deputado Gilmar Fabris (PFL) apresentou projeto de lei que institui a reserva de moradias populares no Estado de Mato Grosso para essas trabalhadoras.

De acordo com o projeto, “fica instituído a reserva de três por cento das moradias populares entregues pelo governo do Estado para empregadas domésticas que comprovem o exercício da função pelo menos cinco anos”, defendeu o deputado.

Para isso, a contemplada não pode ser proprietária de outro imóvel no Estado. Entre as razões que levaram o parlamentar a apresentar o projeto, destacam-se dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam aproximadamente cinco milhões de empregadas domésticas trabalham no Brasil.

“São pessoas simples, em sua grande maioria, com pouca escolaridade, quase nenhuma qualificação profissional o que dificulta o reconhecimento profissional”, destacou Fabris.

E acrescentou que estima-se que dos 5 milhões, cerca de 60% desse total não se encontram registradas em carteira. “Trata-se da defesa do direito de moradia digna para essa classe trabalhadora, sofrida e ignorada”, defendeu Fabris.

Ele explicou que não se trata de doações. “Mas de destinarmos uma ínfima parcela delas as empregadas domésticas que como qualquer outro beneficiário pagarão as prestações do imóvel adquirido”, concluiu o deputado.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2597/ 613-2553/ 9952-1211/ 9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com