Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 31 de agosto de 2020 14h39


AÇÃO

Faissal cobra do Detran agilidade na certificação de cursos

A lentidão na emissão de certificados pelo órgão dificulta o atendimento aos usuários mato-grossenses

CAROLINA COUTINHO / Gabinete do deputado Faissal



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Faissal Calil (PV) participou, na sexta-feira (29), de uma reunião com o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Gustavo Vasconcelos, o diretor de habilitação, Alessandro Andrade, além do diretor da transportadora Águia Sul, Eleus Vieira de Amorim. A pauta foi a falta de agilidade na emissão dos certificados dos cursos ministrados pelo órgão, com ênfase ao de Movimentação e Operações de Produtos Perigosos (MOPP).   

“É necessário que o Detran autorize com mais agilidade a liberação e a ministração de cursos profissionalizantes a motoristas e trabalhadores do setor de transporte rodoviário de cargas e passageiros, principalmente a entrega dos certificados ao cidadão que for aprovado”, destacou o parlamentar. O MOPP é uma capacitação que visa conscientizar os motoristas de cargas de alta periculosidade quanto à identificação dos riscos e cuidados necessários no transporte de produtos perigosos, de acordo com a legislação vigente.

 “O certificado chega a demorar até quatro meses para ser emitido, impedindo o motorista de trabalhar e a empresa de contratar. Sem o documento da conclusão do curso, não pode acontecer a contratação”, disse o diretor da empresa Águia Sul, Eleus Amorim. 

Na justificativa, o diretor de habilitação do Detran, Alessandro Andrade, lembrou a atual situação mundial em meio à pandemia pela Covid-19. "Alguns servidores, por serem enquadrados no grupo de risco em razão da pandemia de Covid-19, não estão trabalhando. Está assim hoje porque o Detran está sem servidores, muitos de licença e isso prejudicou muito", destacou Andrade. Em contrapartida, o parlamentar lembrou que somente "com inovação tecnológica o problema será amenizado, pois trata-se de uma questão que hoje é sistêmica e global. A saída é investir na tecnologia". 

Na oportunidade, os participantes foram informados pelo presidente de que há um plano-piloto em Cuiabá sobre uma nova tecnologia, que começa ser implantado a partir de 1 de outubro pela Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI) no Detran-MT. 

“A ideia é acabar com o papel, digitalizar tudo, e então o processo será rápido a partir daí”, disse o presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos.   

Nesta terça-feira (1), haverá uma reunião na sede com a equipe responsável da MTI,  onde as autoridades do governo estadual tentarão outras alternativas para agilizar um sistema mais rápido e assim resolver a questão da emissão dos certificados. “Existem vários outros problemas por morosidade, além da falta de um sistema rápido. Vamos resolver isso também ”, garantiu o presidente do Detran.


Gabinete do deputado Faissal

Telefone: (65) 3313-6740

E-mail: deputadofaissal@al.mt.gov.br