Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sábado, 9 de julho de 2005 21h28


O GOVERNADOR BLAIRO MAGGI SANCIONOU NESTE DOMINGO (10), A LEI QUE REDUZ DE 12% PARA 3% O ICMS QUE INCIDE SOBRE O GADO EM Pé. O PROJETO FOI APROVADO PELA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA ATENDENDO ANTIGA REIVINDICAçãO DOS PECUARISTAS DO ESTADO...

Famato destaca apoio da Assembléia ao setor

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE IMPRENSA



O presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso, Homero Pereira, destacou a importância da sanção pelo governador Blairo Maggi da lei que reduz de 12% para 3% o ICMS incidente sobre o gado em pé. O projeto foi aprovado pela Assembléia Legislativa atendendo antiga reivindicação dos pecuaristas do Estado. Com a redução, o rebanho bovino de Mato Grosso ganha ...

O presidente da Federação de Agricultura do Estado, Homero Pereira, lembra que o rebanho bovino de Mato Grosso cresceu muito nos últimos anos, mas a planta frigorífica permaneceu a mesma. Hoje, há mais oferta de animais do que a capacidade de abate desses frigoríficos. Com a aprovação e implantação da lei, os produtores podem exportar os animais para outros estados ou negociar melhores preços com os frigoríficos do Estado. “Temos oferta de carne suficiente para atender aos frigoríficos e ainda exportar”, diz ele.

O presidente da Famato acredita que a medida não criará uma crise financeira para os frigoríficos, mas promoverá um ajuste no mercado da carne. “Isso vai beneficiar toda a cadeia produtiva”, avalia.

Homero agradeceu à Assembléia e aos deputados que, desde o primeiro momento em que começaram a discutir a crise na agropecuária se colocaram ao lado do produtor rural na busca de soluções. “A Assembléia realizou várias audiências em torno do assunto, mobilizou as entidades e a comunidade”, lembrou.

Falando do aspecto ambiental, Homero também lembrou que Mato Grosso precisa dar uma resposta ao mundo, já que o Estado vem sendo criticado pela imprensa internacional pelo nível de desmatamento registrado nos últimos anos. O presidente da Famato conta que chegou a sugerir ao governador Blairo Maggi a criação do Fundo de Apoio ao Meio Ambiente – Fama – que seria formado com parte dos recursos do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação). “Precisamos de uma agenda positiva nesse aspecto e ninguém melhor que o produtor rural para ajudar a preservar o meio ambiente”, avalia.

Homero Pereira chamou a atenção para a necessidade de uma avaliação cuidadosa do projeto de altera o Zoneamento Sócio-Agroambiental de Mato Grosso, que está em tramitação na Assembléia Legislativa, lembrando que ele definirá o futuro de Mato Grosso no que diz respeito a questões importantes como os investimentos sociais, o agronegócio e a preservação do meio ambiente. “Esperamos contar novamente com a sensibilidade da Assembléia Legislativa para aprovarmos o melhor zoneamento possível”, disse ele.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com