Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 10 de novembro de 2003 15h47


A FITOTERAPIA E O CONTROLE DE PATENTES VAI SER DISCUTIDA NO PELA ORDEM DESTA SEGUNDA-FEIRA (10/11), PROGRAMA TRANSMITIDO AO VIVO PELO CANAL 36, TV ASSEMBLéIA, A PARTIR DAS 21HS. O TEMA EM DESTAQUE é UMA PROPOSTA DO DEPUTADO SILVAL BARBOSA (PMDB, QUE DISPõE SOBRE A POLíTICA ESTADUAL DE INCENTIVO à PESQUISA E FABRICAçãO DE MEDICAMENTOS FITOTERáPICOS, QUE TRAMITA NA CASA.

FITOTERAPIA E PATENTES NA TVAL

O tema em destaque é uma proposta do deputado Silval Barbosa (PMDB, que dispõe sobre a Política Estadual de Incentivo à Pesquisa e Fabricação de Medicamentos Fitoterápicos, que tramita na Casa.

LORENZO FALCÃO / TV ASSEMBLÉIA



A fitoterapia e o controle de patentes vai ser discutida no Pela Ordem desta segunda-feira (10/11), programa transmitido ao vivo pelo Canal 36, TV Assembléia, a partir das 21 horas. O tema está em destaque no Parlamento de Mato Grosso com a proposta, de autoria do deputado Silval Barbosa, que dispõe sobre a Política Estadual de Incentivo à Pesquisa e Fabricação de Medicamentos Fitoterápicos, que tramita na Casa.

A questão da biopirataria está relacionada ao assunto e a intenção de Silval ao apresentar esta propositura é, também, alertar para os prejuízos que não só Mato Grosso, mas todo o Brasil, estão sofrendo ao exportar matéria prima e não patentear a pesquisa e a produção de derivados de espécies vegetais como o cupuaçu, o açaí, andiroba e quebra-pedra, entre tantas outras.

Para esta edição do Pela Ordem estão confirmadas as presenças de especialistas com atuação nessa área, de uma forma ou de outra. O médico homeopata e terapeuta, Marco Aurélio Silva Ribeiro, a farmacêutica e professora da Univag e UFMT, Mari Gemma De La Cruz e o agente de propriedade industrial, Joel Vaz.

O programa é aberto à participação popular através do telefone (065) 613 2560. Os telespectadores podem enviar perguntas e colocações, porém, vale lembrar que a interação só vale para a edição original do Pela Ordem nesta segunda-feira, já que ele é reprisado nos dias seguintes em horários alternados.

O programa também pode ser assistido pela internet, por meio do link do site www.al.mt.gov.br . Para saber os horários em que o Pela Ordem será reprisado basta também acessar o link citado e conferir no item programação. O mediador do programa é o jornalista Rogério Andreatta, diretor geral da TV Assembléia.

Maiores informações
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613 2553 / 613 2597 / 9972 8390/ 9982 0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com