Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 15 de setembro de 2004 14h12


A PRESENçA DA SECRETáRIA DE ESTADO DE CIêNCIA E TECNOLOGIA, FLáVIA NOGUEIRA BARROS, NA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, SATISFEZ AOS QUESTIONAMENTOS DOS DEPUTADOS E TRANQüILIZOU DOCENTES E DISCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO (UNEMAT) SOBRE OS BOATOS DE UMA POSSíVEL FEDERALIZAçãO DA INSTITUIçãO...

Flávia descarta federalização da Unemat

Flávia declarou não haver qualquer determinação ou ato para federalização da Unemat

VALÉRIA CRISTINA / SECRETARIA DE IMPRENSA



A presença da secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira Barros, na Assembléia Legislativa, satisfez aos questionamentos dos deputados e tranqüilizou docentes e discentes da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) sobre os boatos de uma possível federalização da instituição. A secretária declarou não haver qualquer “determinação, ato, documento ou assinatura para federalização da Unemat, nem por parte do Governo do Estado, nem da Secretaria de Ciência e Tecnologia”.

O presidente da Assembléia, deputado José Riva (PTB), salientou nunca ter acreditado que o governador Blairo Maggi (PPS) tivesse intenção de federalizar a Unemat e afirmou que a Casa ficou tranqüila com as declarações da secretária.

O deputado Humberto Bosaipo (sem partido), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Seguridade Social, autor do requerimento para que a secretária comparecesse à Assembléia para prestar esclarecimentos, agradeceu a presença de Flávia e ainda a convidou para discutir o orçamento destinado à Unemat junto com os deputados.

“Chamo a senhora para vir discutir o orçamento conosco para podermos saber se a Unemat terá todos os recursos de que precisa. Não adianta ficarmos discutindo sobre a universidade se o reitor não conseguir realizar o orçamento que lhe for destinado. Sua vinda aqui foi muito importante, para conversarmos, trocarmos idéia e para ver que o deputado não é nenhum bicho”, ressaltou.

A sabatina da secretária Flávia durou pouco mais de uma hora e os deputados aproveitaram para sanar outras dúvidas com relação à Unemat, uma vez que a titular da pasta a qual a instituição está ligada foi clara e objetiva descartando a intenção de federalização da universidade nos primeiros minutos de sua fala. Toda a celeuma teria sido criada por supostas declarações da secretária e do governador nesses sentido.

Flávia negou que isso tenha acontecido. O deputado Riva lembrou, inclusive, que a Unemat já chegou a fazer várias mobilizações por conta de declarações sobre mudanças na instituição. Para ele, toda e qualquer ação de governo que venha influenciar na Unemat não pode ser tornada pública antes de discutida na Assembléia Legislativa e na própria universidade.

Reconhecendo o valor da Unemat, o presidente da Assembléia ainda convidou a instituição para fazer parte da discussão do projeto de Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico.

A secretária Flávia disse ter feito o possível para responder os questionamentos dos deputados e contribuir para um debate mais amplo. Ela afirmou estar satisfeita com o interesse dos parlamentares em promover uma discussão ampliada da educação como um todo e não só do ensino superior.

Para o reitor da Unemat, Taisir Mahmudo Karim, os esclarecimentos da secretária foram satisfatórios tanto para a sociedade, quanto para a instituição. “Estávamos em uma situação de indefinição. Esperamos agora, definitivamente, colocar uma pedra nesse problema e pensar na Unemat, no seu desenvolvimento”, ponderou.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9982-0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com