Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 10 de novembro de 2004 09h07


REPRESENTANTES DO FóRUM DOS EMPRESáRIOS MATO-GROSSENSES (FOREMAT) ESTIVERAM REUNIDOS COM O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO JOSé RIVA (PTB), REIVINDICANDO UMA PARCERIA ENTRE EMPRESáRIOS E DEPUTADOS...

Foremat quer parceria com Assembléia

Empresários pedem intermediação ao presidente Riva para discutir taxa tributária com o governador Maggi

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE IMPRENSA



Representantes do Fórum dos Empresários Mato-grossenses (Foremat) estiveram reunidos com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PTB), reivindicando uma parceria entre empresários e deputados.

“Vivemos num sanduíche, onde de um lado estão os sonegadores, a informalidade e marginalidade. De outro, estão os incentivos fiscais, guerra fiscal com outros Estados, e no meio disso há os empresários enfrentando o desafio de sobreviver na legalidade e formalidade”, explica o presidente da Foremat, Célio Fernandes.

Os empresários defendem que o Governo precisa ser duro para cobrar os empresários, no entanto, reclamam da elevada carga tributária e buscam através do presidente Riva uma alternativa junto ao secretário estadual de fazenda, Valdir Teis. “A gente quer que o governo se preocupe com a receita, mas precisa diminuir a informalidade”, afirmou Riva.

Para o deputado, o governo deveria rever as taxas tributárias cobradas no Estado e propôs então, a participação mais ativa dos empresários com os demais deputados para fortalecer essa parceria.

“Sou um aliado muito forte da classe empresarial e precisamos fazer um trabalho direcionado”, garantiu Riva. “A Assembléia está disposta a servir de interlocutora entre empresários e governo, e será um divisor de água para resolver esse problema”, disse Riva.

Durante a reunião com o presidente da Assembléia, os empresários mostraram um relatório divulgado pela Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz), onde consta que o líder de crescimento em Mato Grosso foi o comércio varejista com 43%. “Isso é o que dá sustentabilidade em Mato Grosso”, disse o empresário Paulo Gasparoto, que também participou da reunião.

O Foremat admitiu ainda que vários empresários estão sendo assediados para se transferir para outros Estados e alguns acenam com essa possibilidade diante do impasse da taxa tributária. “Estamos pensando em montar um centro de distribuição e mudarmos para outro Estado”, disse o empresário Erivelton Guasques.

Já o empresário do ramo supermercadista de Mato Grosso, Altevir Magalhães, reclamou da morosidade da Sefaz, onde segundo ele, “os funcionários são reféns de alguns cargos”. Para Altevir, a Secretaria deveria realizar um acompanhamento melhor por empresa no Estado. “A ação da Sefaz precisa mudar o operacional”, sugere o empresário.

Após o encontro, o presidente da Assembléia tentará agendar uma reunião entre o governador Blairo Maggi (PPS), o secretário estadual de fazenda, Valdir Teis, o Foremat e uma comissão de deputados para discutir o assunto nos próximos dias. Os empresários defendem a baixa da taxa da carga tributária.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/2597 ou 9982-0261/9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com