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Terça-feira, 19 de março de 2013 13h25


Fórum de Transporte e Carga debate logística em MT

SID CARNEIRO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



 

Fablicio Rodrigues/ALMT
Fórum Estadual do Transporte. Rodoviário de Cargas

 

As questões relacionadas às condições trabalhistas e de cargas no setor de transporte em Mato Grosso foram debatidas hoje (19) pela manhã, durante reunião do Fórum de Transportes e Cargas, sob a coordenação da deputada Luciane Bezerra (PSB).  O deputado Wagner Ramos participou  da abertura.

De acordo com a parlamentar, o objetivo é adequar as propostas de diversas entidades e órgãos que contribuam para a melhoria do setor. A reunião teve como base, demandas registradas na malha viária estadual e federal, observadas por Luciane Bezerra, durante uma visita feita, na semana passada, à base da América Latina Logística (ALL) em Rondonópolis, sul do estado.

A empresa tem feito a expansão da ferrovia em Mato Grosso com a possibilidade de atender as demandas dos produtores na região norte do estado. Entre as demandas, a melhoria na prestação de serviços aos caminhoneiros, que fazem o transporte da produção agrícola até o terminal da ALL, em Rondonópolis e Alto Taquari.

No entanto, a deputada disse que o foco do fórum é promover discussões sobre as questões ligadas ao setor logístico e de infraestrutura nos moldais no estado. E neste caso, um estudo apresentado pelo Diretor Executivo de Projetos de Logística, Edeon Vaz Ferreira, mostra que Mato Grosso ainda não superou o desafio de solucionar os problemas nas estradas federais e estaduais.

O estado que mais produz no Brasil é também o que tem o frete de sua produção mais caro do país. Segundo as estatísticas apresentadas por Edeon Vaz, somente em fevereiro de 2013, as empresas de transportes e cargas pagaram 56% de frete em relação ao mês passado.

O fórum defende a conclusão de todas as obras de infraestrutura em andamento no estado.  Conforme os estudos, Mato Grosso pode reduzir os custos do frete por meio de melhorias dos modais, ferroviário e hidroviário, mantendo um número reduzido de caminhões trafegando pelas rodovias. Isso, segundo os representantes propicia qualidade de vida e renda ao estado de Mato Grosso.

As questões também foram abordadas pelo Chefe de Serviços do DNIT, Orlando Fanaia Machado que representou o superintendente do órgão, Luiz Antônio Garcia.

De acordo com Orlando Fanaia, o DNIT tem feito o trabalho funcional de recuperação da malha viária em diversas regiões do estado com a finalidade de atender as demandas do setor. “São várias ações que estão sendo feitas nas rodovias federais que contribuem para a melhoria dos serviços no setor do transporte”, disse Orlando.

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