Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 12 de janeiro de 2005 16h35


OS BEBêS E MAMãES DISPõEM AGORA DE MAIS UM ITEM DE SEGURANçA COM A OBRIGATORIEDADE DE INCLUSãO DO TESTE HIV DENTRE OS EXAMES QUE CONSTITUEM O EXAME PRé-NATAL NO âMBITO DO ESTADO DE MATO GROSSO. A INICIATIVA é DO DEPUTADO JOSé CARLOS DE FREITAS (PFL), ATRAVéS DE PROJETO DE LEI...

Freitas propõe teste de HIV no pré-natal

Para o deputado, a prevenção é a melhor maneira de se evitar a proliferação dessa doença, que traz grandes sofrimentos

CECÍLIA GONÇALVES / SECRETARIA DE IMPRE



Os bebês e mamães dispõem agora de mais um item de segurança com a obrigatoriedade de inclusão do teste HIV, dentre os exames que constituem o exame pré-natal, no âmbito do Estado de Mato Grosso.

A iniciativa é do deputado José Carlos de Freitas (PFL), através de projeto de lei. “Ao ser realizado o teste de HIV irá depender da concordância voluntária da gestante, não podendo sem isso ser realizada”, explicou o parlamentar.

Ele disse que este projeto de lei que obriga a inclusão do teste de HIV nos hospitais da rede pública e privada tem por objetivo conter a proliferação da Aids e, conseqüentemente, salvar vidas.

“Alguns dados apontam que em nosso país há cerca de 16 mil crianças que já perderam suas mães motivadas pela Aids. Um número que só tende a crescer de forma assustadora, lembrando que a maioria das 136.650 mães contaminadas ainda não teve em si a doença manifestada”, observou.

Ele acrescentou que em nosso Estado são cerca de 2.100 casos registrados de portadores do vírus da Aids, o que não exime o Estado da responsabilidade de zelar aqueles que já possuem o vírus, bem como ajudar na prevenção.

José Carlos de Freitas destacou que Mato Grosso não está fora dos riscos de proliferação. “O problema existe e a prevenção é a melhor maneira de se evitar a proliferação dessa doença, que traz grandes sofrimentos. Essa inclusão é a forma eficaz de controle e combate ao vírus transmissor”, concluiu o parlamentar.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613 2597 / 613 2553 / 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com