Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 9 de agosto de 2005 17h27


UM ENCONTRO OCORRIDO NA MANHã DE HOJE, NO GABINETE DA PRESIDêNCIA DA IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE MATO GROSSO (IOMAT), OFICIALIZOU A PRIMEIRA POSIçãO CONTRáRIA – NA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA – à EXTINçãO DO óRGãO. ALéM DE SELAR UM PACTO COM OS SERVIDORES, O DEPUTADO JOSé CARLOS DE FREITAS (PFL) Já TEVE O PRIMEIRO CONTATO COM O GOVERNADOR BLAIRO MAGGI (PPS); VAI CONVERSAR COM CADA UM DOS DEPUTADOS SOBRE O ASSUNTO; VAI PEDIR – DURANTE A PRIMEIRA SESSãO ORDINáRIA, PREVISTA PARA O DIA 17 PRóXIMO – A REALIZAçãO DE UMA AUDIêNCIA PúBLICA PARA DISCUTIR O CASO COM A SOCIEDADE ORGANIZADA; E, AINDA, INICIOU UMA SéRIE DE CONTATOS COM A DIRETORIA DA ASSOCIAçãO BRASILEIRA DAS IMPRENSAS OFICIAIS (ABIO), EM SãO PAULO, PARA GARANTIR A PARTICIPAçãO DA ENTIDADE NESSE PROCESSO...

Freitas quer mobilização contra extinção da Iomat

Associação Brasileira das Imprensas Oficiais repudia medida e virá com “força máxima” ao Estado, que será o único a extinguir o órgão, no país

FERNANDO LEAL / SECRETARIA DE IMPRENSA



Um encontro ocorrido na manhã de hoje, no gabinete da presidência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso (Iomat), oficializou a primeira posição contrária – na Assembléia Legislativa – à extinção do órgão.

Além de selar um pacto com os servidores, o deputado José Carlos de Freitas (PFL) já teve o primeiro contato com o governador Blairo Maggi (PPS); vai conversar com cada um dos deputados sobre o assunto; vai pedir – durante a primeira sessão ordinária, prevista para o dia 17 próximo – a realização de uma audiência pública para discutir o caso com a sociedade organizada; e, ainda, iniciou uma série de contatos com a diretoria da Associação Brasileira das Imprensas Oficiais (Abio), em São Paulo, para garantir a participação da entidade nesse processo.

No meio da manhã – diante do ainda presidente do Iomat, Claudiomiro Pires Camargo – Freitas pediu a mobilização dos servidores para a audiência pública e a presença deles durante a votação do projeto do governo, que extingue o órgão, e articulou a formação de uma comissão para dialogar diretamente com Maggi.

Segundo Pires, na tarde de ontem ele foi procurado pelo secretário de Administração, Geraldo de Vitto, para receber a informação oficial da extinção da Iomat. Na ocasião, ele prometeu apresentar às 17 horas de hoje seu pedido de exoneração. “Como homem de confiança do governador, amanhã mesmo estarei em campo ‘trabalhando’ sua reeleição para o próximo mandato”, completou Claudiomiro Pires.

“Por sua história de quase dois séculos e seu nível de atuação – sempre gera bônus, nunca ônus (dívidas) – a Iomat é uma instituição que merece credibilidade. Quero entrar numa discussão maior e ser parceiro dos servidores”, salientou o parlamentar. De Vitto informou que o projeto será apresentado pelo governador logo no retorno das atividades da Assembléia, já em sua nova sede.

Abio repudia extinção

De São Paulo, por telefone, secretário-executivo da Abio, Samir Mounir Maalouf, repudiou a medida e garantiu acionar todos os setores ligados à entidade – inclusive, em Brasília – e vir a Mato Grosso na tentativa de impedir a decisão do governo.

“Somos contra essa medida. Todos os estados brasileiros têm as empresas oficiais; elas dão sustentação aos seus respectivos governos, com suporte gráfico, e são superavitárias. Mesmo assim, Mato Grosso quer ser o único a extinguir a sua”, explicou Samir.

A participação dos representantes da associação e a garantia da vinda deles foram consideradas importantes pelo deputado José Carlos de Freitas, na tentativa de mudar o atual quadro. “Esse é o primeiro grande passo para tentarmos transformar uma medida unilateral do governo em discussão mais ampliada. Estamos num regime democrático e as decisões não devem ser tomadas a toque de caixa”, completou o deputado.

O presidente da Abio, Hubert Alqueres e o diretor regional para o Centro Oeste, Jamil Felix Nagles Neto – sediado no Mato Grosso do Sul, não foram localizados para falar sobre o assunto.

Mais Informações
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa Fones: 613-2553


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com