Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005 14h53


Freitas reverencia “Dia do Rodeio em MT”

Entre as necessidades da categoria, está a criação de um sindicato

MARCIA MARTINS / ASSESSORIA DE GABINETE



O Rodeio mato-grossense é um dos rodeios mais ricos do país. Mas nem tudo é sonho, a turma do chapéu grande enfrenta muitos obstáculos em seu dia-a-dia. Por esta razão, o projeto de lei de autoria do deputado José Carlos Freitas instituiu há três anos no calendário do Estado o “Dia do Rodeio em Mato Grosso”, que é comemorado no dia 02 de fevereiro. A homenagem, conforme o parlamentar, é o reconhecimento dessa classe que a cada cidade que passa promove a festa de rodeio, que fomenta o comércio local.

“É uma festa importante porque contribui para o crescimento e divulgação do agronegócio do país”, afirmou o parlamentar.

Freitas argumentou que a Lei 7.618/02, que regulamenta a data comemorativa, enaltece o trabalho dos cowboys, tropeiros, juízes, salva-vidas, organizadores e locutores do Estado. “Mato Grosso é destaque no mercado internacional devido a sua expansão no agronegócio. Então, é preciso reconhecer o arrojado trabalho dessas pessoas que animam as festas de rodeio durante as feiras agropecuárias, onde os produtores expõem o seu produto”, destacou o deputado.

Segundo alguns locutores, existem vários itens para melhorar o rodeio mato-grossense. Eles defendem que, entre as prioridades está a necessidade de criar um sindicato. “Os locutores profissionais precisam ter mais união, valorizando o profissionalismo que existe em cada um deles. Dessa forma, poderemos exigir melhores salários. Afinal sem eles, a festa não acontece. É uma hierarquia que vem desde o salva-vidas ao juiz. Ou seja, um profissional depende do outro para que a festa aconteça”, ressaltou o locutor de rodeio, Marcus Vinícius.

Conforme José Carlos Freitas, tal homenagem dá-se ao fato de que os trabalhadores em geral do Rodeio Mato-Grossense devem ser lembrados e respeitados como qualquer outro trabalhador, afinal eles arriscam suas vidas para fazer a alegria da população. “É um trabalho muito perigoso, estou lutando para que essa classe seja tratada com dignidade”, frisou Freitas.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa de Gabinete
Fones: 613-2648/ 9602-7004


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com