Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 14 de março de 2006 17h28


O PLANEJAMENTO ESTRATéGICO APRESENTOU O PROGRAMA DE QUALIDADE DO SERVIçO PúBLICO (PQSP) à MESA DIRETORA DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, SECRETáRIOS E FUNCIONáRIOS DA CASA. O EVENTO CONTOU COM AS PARTICIPAçõES DO COORDENADOR GERAL DO GESPúBLICA-MT, EMANUEL GOMES BEZERRA JUNIOR...

Gespública é apresentada à Mesa Diretora da AL

Objetivo é fortalecer a parceria entre servidor público com a sociedade e elevar o padrão dos trabalhos prestados ao usuário

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O Planejamento Estratégico apresentou o Programa de Qualidade do Serviço Público (PQSP) à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, secretários e funcionários da Casa. O evento contou com as participações do coordenador geral do Gespública-MT, Emanuel Gomes Bezerra Junior, coordenadora executiva do programa Gespública-MT, Sílvia Cristina Prado Arruda Pine, gerente do projeto de alto-avaliação das unidades gerenciais, Regina de Campos Oliveira e a gerente do Programa de Qualidade do Serviço da Assembléia, Clélia Maria de Oliveira.

Dentro da programação, o PQSP nos serviços da Assembléia espera implantar um processo permanente de melhoria de qualidade nos serviços oferecidos aos usuários/cidadãos que procurarem o Poder Legislativo. “Espera-se que até dezembro de 2010, a Excelência em Gestão Pública seja um valor adquirido e preservado por todas as Unidades Gerenciais da Casa e um valor requerido do serviço público pela sociedade”, disse o coordenador do Plano, professor Abílio Camilo.

De imediato, Sílvia Pine mostrou a importância do Gespública do Governo Federal para a Mesa Diretora, que contou com a presença do primeiro-secretário, deputado José Riva (PP). “Além de implantar o programa, o servidor precisa também colaborar com as ações. O propósito principal é transformar as organizações públicas, procurando torna-las cada vez mais preocupadas com o cidadão/usuário e não apenas com a burocracia interna”, a coordenadora executiva.

Na opinião do coordenador do Planejamento Estratégico da Assembléia, professor Abílio Camilo, com a decisão de implementar um processo de mudanças administrativas e políticas, caracterizado pela operacionalização de um Plano Estratégico a partir de 2004, a Assembléia Legislativa, está em condições de fortalecer a parceria com a sociedade e considera-la como parte interessada e essencial no sucesso da gestão pública.

“Para vencer esse novo desafio, as ações do Programa de Qualidade nos Serviços Públicos da Assembléia vai se desenvolver em todas as unidades gerenciais e nos seus diversos níveis”, avaliou Abílio.

Para o deputado José Riva, a meta da Mesa Diretora é melhorar o serviço público através do programa Gespública. “Nosso objetivo é preparar os servidores e temos também o desafio de massificar a missão e a visão de futuro nos participantes deste programa, que será uma constante não apenas dos seus gestores, mas de todos os envolvidos nas ações preconizadas”, explicou Riva.

Tendo como missão direta implantar a Gestão Pública por resultados na Assembléia, o Planejamento Estratégico trabalhará com a finalidade de transformar os seus serviços em benefícios para a sociedade. “Nossa meta é atingir a excelência em gestão pública no cronograma divulgado”, prevê Célia de Oliveira.

De acordo com o coordenador geral da Gespública-MT, o foco central da ação da Gestão Pública de Excelência é o processo entendido como um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma entradas em saídas, com foco em resultados.

“Estamos trazendo uma metodologia nacional, pois o serviço público não possui concorrência, ele precisa ter qualidade. O critério de Gespública está sendo aplicado nesta Casa”, lembrou Emanuel Bezerra.

Conforme as explicações, o modelo de Excelência em Gestão Pública é a representação de um sistema gerencial constituído de sete partes integradas. “Estas partes orientam a adoção de práticas de excelência em gestão com a finalidade de conduzir as organizações públicas brasileiras para os padrões elevados de desempenho e de excelência em gestão”, concluiu Bezerra. As sete partes integradas são: Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos e Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos, e Resultados.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310/6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com