Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 27 de outubro de 2003 07h28


MUNICíPIOS DO INTERIOR MATO-GROSSENSE SERãO BENEFICIADOS COM O PROJETO-PILOTO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL (SEDER), “PANELA CHEIA”, QUE VAI SER LANçADO PELO GOVERNO AMANHã (28) PARA PRODUTORES DE BAIXA RENDA. DE ACORDO COM O PROJETO, CINCO MIL FAMíLIAS VãO SER CONTEMPLADAS COM CERCA DE 15 MIL SACAS DE SEMENTES, ENTRE ARROZ E MILHO, COMO OBJETIVO PRINCIPAL DE PROMOVER A SUBSISTêNCIA...

Glebas e reservas indígenas receberão sementes

Algumas prefeituras já iniciaram o trabalho e o objetivo principal será promover a subsistência

JOSÉ LUÍS LARANJA / SECRETARIA DE IMPRE



Municípios do interior mato-grossense serão beneficiados com o projeto-piloto da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), “Panela Cheia”, que vai ser lançado pelo governo amanhã (28) para produtores de baixa renda. De acordo com o projeto, cinco mil famílias vão ser contempladas com cerca de 15 mil sacas de sementes, entre arroz e milho, como objetivo principal de promover a subsistência.

Em Sorriso, por exemplo, três glebas (Sorriso, Santa Rosa I e II e Jonas Pinheiro) serão beneficiadas com a distribuição das sementes, totalizando 800 famílias, para pequenos produtores rurais.

“É uma forma de potencializar a economia local, com o incremento da produção e a geração de empregos e renda, por meio da compra direta dos produtos da própria região”, explicou o 2º vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PPS), que confirmou presença na distribuição dos alimentos.

O projeto social dos pequenos produtores rurais foi criado para ser um instrumento menos burocrático e mais ágil de apoio direcionado ás aquisições previstas para os atuais programas públicos de suplementação alimentar.

Um dos projetos mais atuantes de Sinop, a Vila Rural, deverá servir de espelho para as prefeituras da região. O deputado Dilceu Dal’ Bosco (PFL), autor do projeto, é defensor de programas de incentivo e valorização da agricultura.

“Mato Grosso é um estado de vocação agrícola e precisa incentivar esse potencial em todas as suas dimensões. Seja nas grandes fazendas ou nas pequenas propriedades. Por isso fazemos parte do milagre agronegócio, que está sustentando o superávit da balança comercial brasileira. É uma ação que merece todo nosso apoio, pois estimula a fixação do homem no campo”, ressaltou Dilceu.

O objetivo principal é alcançar uma maior integração e racionalização entre programas oficiais de apoio à pequena agricultura e comunidade ativa, com ações atualmente voltadas para suplementação alimentar, entre elas o Programa de Distribuição de Alimentos (Prodea), o Programa de Combate aos Efeitos da Seca, na área de atuação da Sudene e outros atendimentos como às comunidades indígenas e acampamentos de sem-terra.

“A importância desse projeto é enriquecer a atual cesta de alimentos distribuída nos programas de suplementação alimentar, em termos de variedade de itens e nutricionalmente, pelo ingresso de novos produtos identificados com os hábitos regionais e locais”, definiu Savi.

Diferenciada dos demais municípios, Primavera do Leste (230 km de Cuiabá), fará a distribuição de 40 sacas de milho e os 13 mil quilos de sementes de arroz, somente em aldeias indígenas.

“É uma excelente iniciativa que certamente, dará bons resultados em qualquer área. O importante é dar o ponta-pé inicial e isso já foi dado”, afirmou o secretário do meio ambiente e agricultura de Primavera do Leste, Luiz Nery Ribas.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/2597 ou 9982-0261/9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com