Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 5 de novembro de 2003 10h29


Governo recua e não irá alterar Escola de Saúde

Os deputados Verinha, Ságuas e Patio influíram na decisão do governo

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



O governo do estado não pretende mais promover alterações na Escola de Saúde Pública e inclui-la proposta de criação da Escola de Governo. O Projeto de Lei com este objetivo será retirado da Assembléia Legislativa. O anúncio nesse sentido foi feito na noite de terça-feira pelo secretário de Saúde, Marcos Machado, na abertura da V Conferência Estadual de Saúde, no Centro de eventos do Pantanal. De acordo com o secretário, a conversa que manteve com os representes do Legislativo, presentes à abertura do evento, teve grande influência nesta decisão. Participaram da abertura os deputados Verinha Araújo e Ságuas Moraes, do PT e José Carlos do Pátio, do PMDB.

A proposta de incorporar a Escola de Saúde Pública numa outra estrutura vinha encontrando grande resistência do setor. Além da discordância dos servidores e militantes da área de saúde, alguns parlamentares também argumentavam contra a iniciativa. O secretário Marcos Machado chegou até a brincar com a ação dos deputados presentes. De acordo com ele, teria sido “enquadrado” pelos parlamentares que representaram a Assembléia no evento. “Eles me mostraram que a Escola de Saúde Pública tem especificidades e que vai além dos servidores públicos estaduais, beneficiando outras instâncias que atuam no SUS”, disse.

Outra pressão recebida pelo secretário partiu da argumentação da representante do governo Lula no evento, Maria Luiza Jaeger, secretária de Gestão de Trabalho em Educação e Saúde, do Ministério da Saúde. Ela disse ao secretário, antes da abertura do evento, que o governo Lula está fomentando a criação de escolas semelhantes em outros estados e que a escola de Mato Grosso é o referencial para este trabalho. “Não sou um suicida e não vou trabalhar contra o interesse público”, explicou Marcos Machado diante desta informação.

O governo do estado não irá desistir de criar a Escola de Governo, mas não deverá mais incluir na proposta a estrutura da Escola de Saúde Pública.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-254


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com