Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 18 de outubro de 2005 16h14


Implantação de Farinheiras evita êxodo rural

ANA PAUALA TAMIOZZO / ASSESSORIA DE GABINETE



A grande fartura de mandioca na primeira capital de Mato Grosso, fez com que a Associação da Comunidade Rural Negra de Vila Bela da Santíssima Trindade, (Acorebela), solicitasse do líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PPS), a construção de três casas de farinha, em comunidades rurais do município, que fica a 521 kms de Cuiabá.

A produção da farinha é feita tradicionalmente por muitas famílias, porém, de forma rudimentar. O consumo é local mas a pretensão, com a implantação do projeto é aumentar a produção e expandir as vendas para o mercado regional da extensa microrregião do Alto Guaporé/Jauru, o que tem significativa importância na expansão e consolidação do empreendimento.

O objetivo das casas de farinha é integrar ainda mais os mandiocultores com o mercado de trabalho. Havendo incentivo e melhoria no processo de produção da farinha de mandioca, haverá geração de emprego e renda para famílias que há anos vivem da cultura.

O deputado disse que projetos como esses devem ser implantados em todo estado. “Precisamos dar incentivo financeiro aos pequenos agricultores, pois só desta forma vamos combater o êxodo rural, que é tão comum atualmente”.

Até chegar a fase final que é a farinha a mandioca passa pela colheita, lavagem, descascagem, ralação, prensagem, esfarela mento, torrefação, empacotamento, pesagem e armazenagem. Além de ser um produto de baixo custo, a farinha faz parte da refeição de muitos brasileiros. Além disso, é rica em carboidratos e fibras.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação - Deputado MAURO SAVI Ana Paula Tamiozzo - anatamiozzo@al.mt.gov.br 65)9959-9695/3901-636


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com