Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 19 de outubro de 2005 12h26


UMA SOLENIDADE REALIZADA ESTA MANHã MARCOU A INAUGURAçãO DO NOVO ESPAçO CRIADO PARA ABRIGAR A INSTITUIçãO FINANCEIRA. O PRESIDENTE DO LEGISLATIVO, DEPUTADO SILVAL BARBOSA (PMDB), REITEROU A INICIATIVA DOS EX-PRESIDENTES, HUMBERTO BOSAIPO (PFL) E JOSé RIVA (PP) QUE SOUBERAM VISUALIZAR A IMPORTâNCIA DA COOPERATIVA PARA OS SERVIDORES...

Inaugurada nova sede da Credilegis

Cooperativa anuncia investimentos e a criação de um Fundo Garantido que assegura a aplicação de recursos dos servidores

SID CARNEIRO / SECRETARIA DE IMPRENSA



Cerca de R$ 4 milhões foram aplicados na Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores do Poder Legislativo do Estado de Mato Grosso (Credilegis). De acordo com o vice-presidente da Central das Cooperativas de Créditos dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (SICOOB-MT/MS), Luiz Garcez, o aporte financeiro está sendo administrado pelos próprios servidores associados, por meio de empréstimos.

Segundo Luiz Garcez, no retorno à cooperativa, o dinheiro tem sido utilizado para a capacitação e qualificação dos funcionários do Credilegis, uma exigência determinada pelo Banco Central às cooperativas de créditos do país.

Luiz Garcez participou hoje (19) de uma solenidade na Assembléia Legislativa na qual, deputados e funcionários do Credilegis e da Casa presenciaram o descerramento de placa inaugural do novo espaço criado para a instituição financeira. O presidente do legislativo, deputado Silval Barbosa (PMDB), reiterou a iniciativa dos ex-presidentes, deputados Humberto Bosaipo (PFL) e José Riva (PP) que, na avaliação de Silval, souberam visualizar a importância da cooperativa para os servidores. “Essa é uma das formas encontradas para valorizar o funcionário da Casa, além de outras atividades que vem enriquecendo a relação entre o poder e a sociedade”, disse Silval.

O presidente do Credilegis, Reginaldo Siqueira lembrou das vantagens que os associados têm ao ingressar na instituição. Ele afirmou que a desburocratização ajudou no crescimento da receita e rentabilidade para os associados que acreditam e aplicam recursos no Credilegis. “Aqui o dinheiro gira nas mãos do associados”, afirmou.

Luiz Garcez lembra que ainda o funcionamento do Fundo Garantido, previsto para março do ano que vem, que assegura aos associados, todos os direitos em eventuais irregularidades administrativas já ocorridas em outras cooperativas de créditos. No entanto, ele garantiu, que para evitar os problemas o Banco Central baixou resolução em julho deste ano com objetivo de analisar a contratação de cada dirigente de cooperativas e manteve rigidez nas auditorias realizadas freqüentemente para identificar possíveis irregularidades nas contas dos associados.

“Para evitar casos do passado é que o Banco Central determinou essas regras. Os nomes dos dirigentes são aprovados pela instituição”, disse. Além disso, Luiz Garcez afirmou que Fundo Garantido recolhe das cooperativas a contribuição de um percentual sobre os depósitos feitos pelos associados. O mecanismo, segundo ele, dá aos associados o retorno de até 20 mil em casos de fraudes administrativas. “Mas não é o caso da maioria dos credilegis. E em Mato Grosso a cooperativa está cem por cento tanto é que ouve investimentos para a atender a essa clientela do poder legislativo”, analisou Garcez.

Reginaldo Siqueira anunciou que o Credilegis estuda a expansão de suas atividades obtendo espaço nas Câmaras de Vereadores de Cuiabá e Várzea Grande. “Queremos ser uma referência. Estar mais próximo dos servidores e participar de diversos projetos do nosso maior parceiro que é a Assembléia Legislativa” assegurou Reginaldo.

Mais Informações
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fone: 3901-6680


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com